O que diz a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein?

Nesse conteúdo você irá descobrir o que é a Teoria da Relatividade Geral e qual a diferença entre ela e a Teoria da relatividade Restrita.

14 de março de 2023
...

Imagina você ser tão inteligente ao ponto de propor uma teoria que mudaria o mundo!

Essa teoria não é só famosa, ela também é superimportante para o mundo da Física e para diversas descobertas que aconteceram posteriormente.

Chegou o momento de você conhecer a tão falada, representada e estudada Teoria da Relatividade Geral

Quem inventou a Teoria da Relatividade Geral?

Albert Einstein foi um célebre cientista que revolucionou o mundo da ciência (mas isso você já sabia). O físico alemão lançou não só uma grande teoria, mas sim duas em pouquíssimo tempo de diferença: as teorias da relatividade restrita e da relatividade geral. 

Aqui no blog do Museu WEG temos uma matéria que fala sobre a vida deste grande cientista, para saber detalhes e curiosidades, é só clicar aqui.

A primeira teoria de Einstein levou uma década para ser elaborada. Isso se deve a sua complexidade, já que ia contra a Teoria de Isaac Newton, aceita há 200 anos, de que o espaço e o tempo eram conceitos independentes, defendendo que o tempo fluía livremente enquanto o espaço permanecia o mesmo. 

Durante sua vida, com a publicação da Teoria da Relatividade e mais artigos que se tornariam fundamentais para a Física Moderna, Einstein recebeu o Nobel de Física. 

Além de um extraordinário físico, Albert Einstein também lutou pela paz mundial, pela justiça e pela liberdade.

Qual a diferença entre a Teoria da Relatividade Restrita e a Teoria da Relatividade Geral?

Einstein não só sugeriu uma teoria revolucionária, ele também sugeriu a teoria que mudaria o mundo da ciência! 

Após uma década de pesquisas destinadas à busca pela verdade, ele chegou à Teoria da Relatividade Restrita, a primeira de suas duas grandes teorias. 

A Teoria Relatividade Restrita era direcionada ao movimento uniforme de corpos no espaço, sem ligar o movimento ao poder gravitacional. 

Essa teoria defendia que espaço e tempo não são duas coisas diferentes, mas, sim, duas direções diferentes das quatro dimensões do espaço-tempo, tem três dimensões de espaço e uma de dimensão de tempo, totalizando quatro dimensões.

Ou seja, se você for mais rápido no espaço, o tempo passará mais devagar para você. Legal, né?

Foi com essa teoria que Einstein trouxe para o mundo da ciência a hipótese de que a velocidade da luz é sempre constante, mesmo para objetos que conseguissem alcançar uma velocidade parecida. 

Em outras palavras, mesmo que você viajasse quase na velocidade da luz, você ainda veria a luz sendo propagada em sua velocidade original.  Sendo assim, Albert Einstein chegou na famosa fórmula da relatividade.

Fórmula da Relatividade

E = m . c²

Tabelinha da nomenclatura:

E = Energia 

m = Massa do objeto 

c = Velocidade da luz

Mas ele logo percebeu haver uma brecha na solução elaborada e passou a analisar de outra forma.  

No vácuo, a luz mantinha sua velocidade constante e permanecia em um referencial inercial local; porém, quando a luz passa por perto de um corpo de massa elevada, há uma variação na sua velocidade.

Então Einstein teve uma nova perspectiva sobre a Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton: gravidade é aceleração, sem forças envolvidas. A gravidade agindo sobre um corpo, então, demonstra a aceleração que um corpo menor terá ao passar naquele espaço. 

Para entender melhor, pense em uma tela de pano deitada horizontalmente: se você colocar uma bolinha de algodão para rodar em cima do pano, sem nenhum peso extra acrescentado, ela não deformará o espaço em que está localizada (no caso, a tela de pano), ela simplesmente andará em linha reta. 

Porém, se você acrescentar uma bola de vôlei no centro da tela, com certo peso, verá que ela esticará as bordas da tela e irá “afundar” no tecido. 

Nesse caso, quando você passar a bolinha de gude novamente, sua aceleração será afetada pelo formato da tela e ela desviará o percurso pela curvatura do tecido.

Em suma, a Teoria da Relatividade Geral é a matéria dizendo para o espaço como se curvar e a curva do espaço dizendo para as outras matérias menores como se moverem por ali.

Curtiu esse conteúdo? Então dá uma espiada no Blog do Museu WEG, lá você encontra mais materiais como esse! Siga também o Museu WEG no Instagram, assim você sempre será avisado quando sair um novo conteúdo por aqui.

Fontes:

Teoria da Relatividade Geral – Brasil Escola

Como a teoria da Relatividade Geral de Einstein explica (quase) tudo – Revista Galileu

Teoria da relatividade: o que é, quem criou e mais! – Stoodi

Posts Relacionados