Dia Mundial do Combate ao Câncer: estamos perto da cura do câncer?

Saiba mais sobre as pesquisas e os avanços na busca pela cura do câncer e como a ciência está trabalhando para transformar essa realidade.

A cura do câncer está cada vez mais próxima. A ciência vem avançando cada vez mais com pesquisas e tratamentos eficazes para certos tipos de câncer, como de próstata, tireoide e melanoma, por exemplo.

Por ser uma doença complexa, ela é um desafio importante na medicina e envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui a colaboração de médicos, pesquisadores e profissionais de saúde em todo o mundo.

Muito além do diagnóstico precoce, a ciência já vem estudando novas estratégias promissoras para encontrar a cura do câncer, e o que está sendo descoberto você verá neste conteúdo.

A luta contra o câncer

A cura do câncer conta com décadas de estudos em busca de uma cura definitiva, e estamos bem perto de descobri-la. Variados estudos de áreas diversas do mundo vêm mostrando resultados inovadores e avançados sobre essa cura.

“A cura” também é um termo que depende do ponto de vista. Pois, se olharmos do ponto de vista literal da ciência, ainda não a encontramos. Mas, se olharmos pelo ponto de vista da qualidade e da prolongação da vida de um paciente oncológico que mantém acompanhamento e tratamento contínuos, ela já foi encontrada. 

“Existe cura para o câncer. Ela depende principalmente do estágio em que a doença é diagnosticada. Mas também está atrelada ao tipo de tumor. Alguns têm altas taxas de cura, mesmo quando diagnosticados em fases avançadas”, comenta Lilian Arruda Barros, coordenadora adjunta do Departamento de Oncologia do IBCC.

Os avanços da ciência

Confira a seguir as maiores descobertas sobre a cura do câncer que temos até agora no mundo da ciência.

Vírus que destrói o câncer

O Instituto de Pesquisa do Câncer do Royal Marsden NHS Foundation Trust trabalha em uma vacina desenvolvida com base em uma forma enfraquecida do vírus do herpes (herpes simplex) modificado para eliminar tumores. 

Segundo cientistas do Reino Unido, o estudo se mostra promissor nos primeiros testes em humanos, já que o câncer de um paciente sumiu por completo e o de outros pacientes foi reduzido drasticamente em tamanho. 

Vacina para câncer cerebral

Ainda na primeira etapa de avaliação, esta vacina foi baseada em engenharia genética para realizar uma “cirurgia molecular”, ou seja, para que haja uma reprogramação genética nas células do tumor. 

É como se essa vacina desse superpoderes para que as demais células do corpo do paciente possam combater as cancerígenas. 

Trata-se de um tratamento altamente individualizado que se adapta ao DNA das células tumorais de cada paciente e tem sua pesquisa realizada pelos pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital nos EUA. 

Uso de células CAR-T

A Anvisa já aprovou uma terapia à base de células CAR-T produzida pela farmacêutica Novartis, para auxiliar no tratamento de leucemia linfoblástica aguda e linfoma difuso de grandes células B.

Assim como o tratamento dos pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital, essa terapia é personalizada para cada indivíduo. Com base no sistema imunológico, as células T do paciente são extraídas e reprogramadas para combater células cancerígenas. 

Cirurgia robótica para curar o câncer

Esta cirurgia consiste em realizar a retirada completa do tumor, sem que sejam deixados resíduos da doença no organismo. 

Essa alternativa pode possibilitar que cânceres em estágio inicial sejam curados completamente e que cânceres mais avançados sejam reduzidos para o tratamento em quimioterapia, melhorando a qualidade de vida do paciente. 

É muito segura para o paciente, requer um treinamento especializado e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina

Quem é Nisa Leung e qual é a sua ligação com a luta contra o câncer?

Nisa Leung, presente na lista Forbes 50 Over 50, é uma grande investidora do mundo da saúde na China e, assim como todos os grandes cientistas, vem possibilitando que os estudos contra o câncer continuem sendo desenvolvidos. 

Ela busca auxiliar não só no desenvolvimento de uma cura para o câncer, mas também de diversas outras doenças. Sua meta é possibilitar que a qualidade de vida das pessoas aumente ainda mais com o avanço da ciência. 

Mesmo que a luta e os avanços estejam tão promissores para que seja encontrada a cura contra o câncer, a maior possibilidade de cura ainda é o diagnóstico precoce. 

Gostou deste conteúdo? No Instagram do museu WEG, tem diversos conteúdos rápidos, divertidos, curiosos e inovadores para você conferir.

Fontes:

O vírus que destrói câncer e pode revolucionar tratamento de tumores avançados, segundo cientistas – BBC News

A promessa de uma nova vacina para combater o câncer – Veja Saúde

A cura do câncer já existe? – Oswaldo Cruz

Posts Relacionados