Veja a lista completa de vencedores do Prêmio Nobel 2022

Prepare o tapete vermelho e acesse nosso conteúdo para conferir os cientistas e pesquisadores vencedores do Prêmio Nobel 2022.

12 de dezembro de 2022
...

Prepare o tapete vermelho e coloque seu traje de gala: a cerimônia de entrega dos Prêmios Nobel aconteceu no dia 10/12 e neste conteúdo vamos conferir a lista completa de vencedores do Prêmio Nobel 2022!

Mas antes de falarmos dos premiados, que tal conhecer um pouco mais sobre a maior premiação mundial de trabalhos do mundo?

Este prêmio anual é uma das maiores honrarias a serem recebidas para o reconhecimento de pessoas que trabalharam em ações ou pesquisas que beneficiaram a humanidade.

Como surgiu o Prêmio Nobel?

Alfred Nobel, o pai do prêmio que leva seu nome, foi um químico que enriqueceu muito com a invenção da dinamite. E o que isso tem a ver com o prêmio que busca promover a paz mundial, já que a dinamite matou inúmeras pessoas? Justamente isso.

Em 1888 um jornal local confundiu Alfred com seu irmão que havia morrido, ao noticiar o falecimento a descrição dada a Alfred pelo jornal foi o homem que descobriu como matar mais pessoas em menos tempo.

Ao refletir sobre o uso de suas dinamites em combate, Nobel decidiu abrir mão de sua fortuna em nome das pessoas que lutassem para promover a paz mundial.

Sendo assim, em seu testamento, Alfred Nobel dedicou 94% de toda a sua fortuna para que fosse criado o então conhecido Prêmio Nobel.

Em 1901, então, acontece a primeira edição da maior premiação acadêmica e em promoção da paz de todo o mundo. Um legado construído com o dinheiro deixado pela destruição, mas que consolidou a busca pela paz na humanidade.

Os vencedores do Prêmio Nobel 2022

Chegou o momento esperado: vamos conhecer um pouco mais sobre os vencedores do prêmio Nobel 2022 e suas pesquisas.

Prêmio Nobel de Física 2022

O Prêmio Nobel de Física 2022 foi para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger, por “Experimentos com fótons emaranhados, estabelecendo a violação das desigualdades de Bell e pioneira na ciência da informação quântica”.

Os cientistas trabalharam com experimentos envolvendo o emaranhado quântico, classificados como inovadores. Nestes experimentos foi visto que duas partículas se comportam como uma única unidade, mesmo quando separadas.

A comissão do Prêmio Nobel identificou que esse trabalho de pesquisa contribui para o surgimento de uma nova tecnologia quântica e para interpretações fundamentais para mecânica quântica.


Prêmio Nobel de Química 2022

O Prêmio Nobel de Química deste ano foi concedido a Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless, pelo trabalho “Desenvolvimento da química do clique e da química bio-ortogonal”.

O trabalho destes cientistas possibilitou um maior direcionamento no tratamento de pacientes com câncer.

A chamada “química do clique” diz respeito aos remédios e soluções farmacêuticas desenvolvidos para tratar o lugar correto no corpo dos pacientes, moléculas que podem ser interligadas como o “clique de um cinto”. 

K. Barry Sharpless foi o pioneiro nos estudos da química do clique, em 2.000, quando ganhou seu primeiro Prêmio Nobel. Morten Meldal, assim como K. Barry Sharpless, apresentaram uma reação utilizada para mapeamento de DNA. Mas foi graças ao trabalho de Carolyn R. Bertozzi que o nível dessas pesquisas se elevou, descobrindo como tornar essas reações de clique realmente eficazes em organismos vivos.


Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2022

Em 2022, Svante Pääbo foi o vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pelo trabalho “Descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana”.

A pesquisa do cientista Svante Pääbo não só rendeu uma descoberta única e exclusiva sobre a evolução humana, como também originou uma disciplina científica que antes não existia: a paleogenômica.

O estudo de Svante sequenciou o genoma extinto do Neandertal, o que garantiu a descoberta de Denisova, outro hominídeo que viveu na antiguidade.

Como se isso tudo não bastasse, Pääbo também conseguiu confirmar que o Denisova foi extinto após a migração para fora da África, há cerca de 70.000 anos.


Prêmio Nobel de Literatura 2022

O trabalho premiado pelo Nobel de Literatura foi “Coragem e acuidade clínica no desvendamento das raízes, estranhamentos e restrições coletivas da memória pessoal” por Annie Ernaux.

A escritora francesa Annie Ernaux conquistou o Prêmio Nobel de Literatura de 2022 com sua obra autobiográfica, onde retrata a vida íntima de uma mulher que evolui com as grandes mudanças da sociedade francesa no pós-guerra.


Prêmio Nobel da Paz 2022

O Prêmio Nobel da Paz de 2022 foi destinado a Ales Bialiatski, a Organização Russa dos direitos humanos Memorial e a Organização Ucraniana Center for Civil Liberties, pelos muitos anos promovendo o direito de criticar o poder e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos.

Eles fizeram um esforço notável para documentar crimes de guerra, abusos dos direitos humanos e abuso de poder. A vitória destas três referências foi entregue devido a sua representação de luta pela democracia.

Infelizmente, até outubro de 2022, não se sabe se Bialiatski conseguiu receber os telegramas da esposa e da comissão julgadora, onde anunciavam seu prêmio. Ales Bialiatski está preso, segundo o porta-voz da oposição, em condições desumanas.


Prêmio Sveriges Riksbank em Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel 2022

O Nobel de Economia 2022 foi concedido ao trabalho “Pesquisa sobre bancos e crises financeiras” feito por Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybving.

Segundo a própria comissão avaliativa, as descobertas dos pesquisadores Ben S. Bernanke, Douglas W. Diamond e Philip H. Dybving possibilitam que haja uma melhora na forma como a sociedade lida com as crises financeiras, possibilitando uma maior compreensão no papel dos bancos na economia dos países.

Curtiu ficar por dentro dos ganhadores do Prêmio Nobel 2022? Então siga o Museu WEG no Instagram! Assim você sempre será avisado de quando conteúdos como este serão publicados novamente.

Você também pode conferir o Blog do Museu WEG para encontrar inúmeras outras matérias tão interessantes quanto esta, para acessar é só clicar aqui.

Fontes:
All Nobel Prizes – The Nobel Prize

Estudos que receberam o Nobel de Física 2022 podem ajudar no desenvolvimento de supercomputadores quânticos – Jornal da USP

Nobel de Química 2022 vai para trio que desenvolveu ferramenta criativa para construção de moléculas – G1

Nobel de Medicina 2022 vai para Svante Pääbo por descobertas sobre o genoma de ancestrais humanos extintos – G1

Annie Ernaux, escritora francesa, ganha Prêmio Nobel de Literatura 2022 – G1

Nobel da Paz vai para ativista de Belarus preso Ales Bialiatski e organizações da Rússia e da Ucrânia – G1

Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganham Nobel de Economia 2022 – G1

Posts Relacionados