O que é a Teoria da Evolução de Charles Darwin?

Já ouviu falar em Charles Darwin? Veja a importância dessa figura para o mundo da ciência e descubra o que é a Teoria da Evolução.

Em pleno 2023, você com certeza já ouviu falar em Charles Darwin ou, pelo menos, já se perguntou o que é a Teoria da Evolução que o povo tanto fala por aí – e isso não é à toa!

Charles Darwin revolucionou a ciência com sua teoria defensora de que as espécies existentes no mundo atualmente são descendentes das espécies que foram evoluindo com os milhares de anos para garantir sua sobrevivência. Incrível, não é?

Mas, antes de mergulharmos na teoria criadora dos memes mais criativos, vamos conhecer um pouco sobre Darwin?

Tá, mas quem foi Charles Darwin?

Charles Robert Darwin foi um biólogo, naturalista e geólogo que, desde muito novo, sempre alimentou o amor e a curiosidade pelos mistérios da natureza e do mundo.

De ex-acadêmico de medicina a pesquisador, Darwin desenvolveu a Teoria da Seleção Natural em 1838 e, no ano seguinte, foi eleito membro da Royal Society (uma das mais famosas instituições de pesquisa do mundo).

Após 20 anos de pesquisas em uma viagem pelas Ilhas Galápagos, ele chegou à teoria de que todas as espécies descendem de um ancestral em comum.

É graças a essa teoria que existem debates sobre os seres humanos serem parentes distantes dos primatas.

Já existem novas descobertas na área da genética e da biologia molecular que mudaram a compreensão dos cientistas sobre alguns pontos dessa teoria, mas, de modo geral, Darwin ainda é citado para explicar de maneira prática como aconteceu a evolução de todas as espécies.

Dia de Darwin

Você deve estar se perguntando: “Museu, mas por que ele tem um dia só pra ele?”

De modo geral, a data do dia 12 de fevereiro celebra não só a descoberta de Darwin, mas a evolução da humanidade.

É uma data que tem como objetivo gerar a reflexão necessária para que as pessoas tenham a curiosidade de descobrir as verdades do mundo, assim como o próprio Darwin teve.

O que é a Teoria da Evolução ou Teoria Evolutiva?

Diferente do que a maioria dos cientistas e das pessoas da época acreditava no começo do século XIX, Darwin propôs uma visão diferente sobre a origem dos seres humanos.

Indo completamente contra a visão religiosa de que Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança e deu vida a todas as espécies do planeta, a Teoria Evolutiva apresentou a evolução natural das espécies por meio de um descendente em comum.

Antes de Darwin, alguns cientistas já sugeriam essa teoria, mas foi apenas Charles Darwin que conseguiu comprovar o mecanismo que torna a Teoria Evolutiva possível: a Seleção Natural.

Darwin chegou a essa conclusão ao perceber que existiam diferentes variações de todas as espécies de animais e plantas, sendo mais adaptadas para a sobrevivência no habitat em que se encontravam.

No início, ao perceber a semelhança, Darwin associou essas alterações com base na seleção artificial criada pelo homem.

Da mesma forma que criadores de plantas e animais faziam a reprodução de diferentes espécies para chegarem a alguma espécie “melhorada”, digamos assim, ele percebeu que, provavelmente, o mundo natural também fazia o mesmo tipo de seleção.

Mesmo com essa grande sacada, Charles só chegou ao veredito final após ler o trabalho de Thomas Robert Malthus, que relacionou o crescimento da Europa com a falta de alimento disponível para todas as pessoas, provocando uma luta pela sobrevivência.

Foi essa reflexão que possibilitou que Darwin criasse a defesa para a sua teoria, já que, na natureza, há sempre uma luta pela sobrevivência e que, na maioria das vezes, o que geralmente sobrevive não é o mais forte, mas o que melhor se adapta às condições onde vive.

Ficou um pouco confuso? Então vamos facilitar:

Se um ser vivo (uma pessoa, um coelho, uma planta…) tiver uma característica que o ajude a sobreviver (consegue respirar embaixo d’água, consegue correr…), ele terá mais chances de sobreviver, se reproduzir e passar sua característica para os descendentes.

Já o ser vivo que não consegue se adaptar e não possui uma característica que o auxilie no ambiente em que vive, acaba morrendo e não se reproduz. Essas variações vão acontecendo até que surja uma nova espécie.

Curtiu este conteúdo? Então não se esqueça de sempre dar uma conferida no Blog do Museu WEG, aqui tem mais assuntos tão interessantes quanto este.

Você também pode seguir o Museu WEG no Instagram, assim sempre será avisado quando sair um conteúdo novo por aqui.

Hoje é o dia de…darwin! – UNEF