Conheça 5 dinossauros do Brasil!

Explore o mundo fascinante dos dinossauros do Brasil e descubra curiosidades sobre esses gigantes pré-históricos.

O Brasil tem uma rica diversidade de dinossauros que viveram em seu território durante o período Triássico e Cretáceo, há milhões de anos.

Neste conteúdo, você viajará no tempo, conhecerá mais sobre a origem desses gigantes e conhecerá 5 dinossauros do Brasil

Como surgiram os dinossauros?

Durante a época dos dinossauros, o mundo encontrava-se no período Triássico, um momento de transição do “mundo marinho” para o “mundo semiárido”. Foi justamente durante essa mudança de clima que surgiram os primeiros dinossauros. 

Dinossauros como o Pampadromaeus Barberenai (de pouco mais de 1,5 metro), o Buriolestes Schultzi (de 1,5 metro) e o Bagualosaurus Agudoensis (de até 2,5 metros) foram os primeiros dinossauros a pisarem no mundo, tendo seus fósseis encontrados em Santa Maria (RS), aqui no Brasil. 

Os fósseis do período Triássico que foram encontrados no Brasil estão entre os mais importantes fósseis descobertos no mundo inteiro, ficando atrás de dinossauros em melhor estado de conservação (do período Cretáceo). 

Graças a esses fósseis encontrados aqui, o Brasil conquistou uma grande importância mundial quando o assunto é paleontologia.

O que sabemos sobre os dinossauros do Brasil?

Paleontólogos já identificaram pelo menos 27 espécies diferentes de dinossauros aqui no Brasil. Mas, como os continentes estavam conectados no passado, era possível que alguns dinossauros passeassem do Brasil para a Alemanha, por exemplo. 

Além disso, acredita-se que os dinossauros foram do Brasil em direção à Europa, já que na área que cobre o trajeto do Rio Grande do Sul e da Argentina encontram-se os fósseis mais antigos do mundo. 

Conheça 5 dinossauros do Brasil

Confira a seguir neste conteúdo, 5 dinossauros importantes descobertos no Brasil.

Staurikosaurus Pricei

Pequeno em tamanho, mas gigante em história! O Staurikosaurus Pricei foi um dos primeiros dinossauros do mundo, sendo o primeiro descoberto no Brasil, durante o ano de 1970. 

Com 1 metro de altura e 2,5 metros de comprimento, acredita-se que este dinossauro tenha vivido durante o período Triássico aqui no Brasil, que ele tenha sido carnívoro e vivido há cerca de 227 milhões de anos. 

Pampadromaeus Barberenai

De linhagem sauropomorfos, o Pampadromaeus Barberenai é o dinossauro mais antigo descoberto no Brasil. Estima-se que tenha vivido na terra no período Triássico há 228 milhões de anos. 

Além disso, este dinossauro era de porte menor, tendo apenas 50 centímetros de altura e 1,2 metro de comprimento, sendo considerado um onívoro.

Amazonsaurus Maranhemsis

O Amazonsaurus Maranhemsis foi um dinossauro que viveu durante o período Cretáceo, há cerca de 100 milhões de anos, com 3 metros de altura, 10 metros de comprimento, e pesava cerca de 10 toneladas. Apesar do seu grande porte, ele era um dinossauro herbívoro.

Pycnonemosaurus Nevesi

O Pycnonemosaurus Nevesi foi um gigante carnívoro de 3,5 metros de altura, 9 metros de comprimento e pesava 2 toneladas. Se você está achando pequeno para ser assustador, saiba que este dinossauro se alimentava de dinossauros ainda maiores do que ele.

Referente à sua idade, estima-se que tenha vivido no período Cretáceo, há 70 milhões de anos.

Oxalaia Quilombensis

O Oxalaia Quilombensis é o maior carnívoro encontrado no Brasil, com 4,5 metros de altura, 14 metros de comprimento e peso de 7 toneladas. Este gigante viveu no período Cretáceo há 96 milhões de anos. 

Esses foram cinco dos diversos dinossauros encontrados no Brasil. Novas descobertas continuam sendo feitas por paleontólogos em todo o país, e, em breve, poderemos ter novos fósseis contribuindo com a história do país. 

E aí? Curtiu este conteúdo? Então dá uma conferida no Blog do Museu WEG, lá você encontra mais assuntos como este! 

Não se esqueça de seguir o Museu WEG no Instagram, assim você sempre será notificado quando surgirem novos posts por aqui.

Fontes:

Brasil é berço de pelo menos 27 espécies de dinossauros – Impa

Dinossauros do Brasil – Terra

Os 6 maiores dinossauros encontrados no Brasil – Mega Curioso

Posts Relacionados