Conheça 5 canais de ciência para se inscrever no YouTube

Aprender se divertindo é mais entusiasmante para você e eficaz para o seu cérebro. Justamente por isso que tem se…

22 de junho de 2023
...

Aprender se divertindo é mais entusiasmante para você e eficaz para o seu cérebro. Justamente por isso que tem se popularizado conteúdos criativos e divertidos em redes sociais, como canais de ciência no YouTube, no TikTok, no Instagram e em outras plataformas. 

Segundo Adele Diamond, professora de neurociência cognitiva na Universidade da Colúmbia Britânica, o aprendizado por meio de atividades lúdicas e de sociabilização é muito mais eficiente que um aprendizado “passivo”, no qual a pessoa apenas escuta e reproduz. 

Como educar de maneira divertida é com a gente mesmo, nesta matéria, nós separamos 5 canais do YouTube para se inscrever, acompanhar e aprender ciência.

Canais do YouTube para se inscrever e aprender sobre ciência

Confira a lista dos principais canais de ciência e tecnologia no Youtube que você pode acompanhar. 

Canal Nerdologia

O canal Nerdologia no YouTube está no ar desde 2011, sendo um dos mais queridos dos estudantes. No início, o canal apresentava uma análise nerd de filmes e, hoje, se tornou uma grande referência para o estudo de biologia, matemática, física, química e ciência.

O grande diferencial desse canal está na sua forma criativa de ensinar, sempre usando um estilo “Draw My Life” adaptado, abordando os conteúdos por meio de desenhos e palavras-chave, misturando os conteúdos científicos com o mundo dos cinemas, quadrinhos e games.

Fique ligado, o Nerdologia lança um vídeo novo todas as terças e quintas no horário das 11 horas da manhã. 

Ciência Todo Dia

O jovem catarinense Pedro Loos, estudante de Engenharia Elétrica na UFSC, não só é um amante de cálculos como também é o criador de um dos maiores canais de ciência do Brasil: o Ciência Todo Dia

O canal apresenta de modo superdivertido, fácil de entender e simplificado vários assuntos complexos do mundo da ciência, mas com itens do cotidiano, trazendo a física para o dia a dia das pessoas. 

Se você gosta de teorias científicas e de viajar pelo espaço sideral com temas inovadores, inscreva-se neste canal.

Manual do Mundo

Talvez este seja o canal que você já esperava ver por aqui. O Manual do Mundo é um canal que ensina de maneira divertida e interessante como a física atua ao nosso redor. 

Além de explicações consistentes e de assuntos mais técnicos, ele ensina como realizar experiências e criar experimentos na prática incentivando o pensamento científico de modo simplificado.

É o canal perfeito dos curiosos de plantão, sempre trazendo à tona assuntos ultra criativos em primeira mão.

Ciência Sem Fim

Está procurando um conteúdo em estilo podcast, mas que dê para ver os bastidores dele? O canal Ciência Sem Fim é a sua melhor opção.

Utilizando o estilo de entrevista, os vídeos e os conteúdos produzidos trazem convidados especiais para falarem sobre temas voltados ao mundo da ciência e da tecnologia. 

Se você gosta de se atualizar sobre curiosidades científicas do Brasil e do mundo, mas quer ter a possibilidade de ver ou apenas ouvir, o estilo de conversa do canal Ciência Sem Fim é a melhor opção para você.

Olá, Ciência!

Chegamos ao fim da nossa lista de dicas para você aprender ciência de uma forma divertida. Para fechar com chave de ouro, indicamos o canal Olá, Ciência!, que apresenta conteúdos sérios e importantes sobre o mundo da ciência, mas mantendo sempre o tom bem-humorado. 

O canal traz temas que facilitam o cuidado com a saúde trazendo à tona explicações científicas sobre doenças e, de modo geral, apresenta as novidades do mundo da tecnologia e da ciência. 

Se você prefere um conteúdo mais consistente e com maior seriedade nas informações abordadas, esse canal precisa estar no seu radar. 

Já está indo? Aproveite e dê uma olhada nas matérias do Blog do Museu WEG, assim você encontra mais conteúdos descontraídos para aprender ciência. 

Não se esqueça de seguir o Museu WEG no Instagram e no Youtube. Lá você sempre será avisado quando tivermos um conteúdo novo por aqui.


Fontes:
Nerdologia – Youtube
Ciência Todo Dia – YoutubeManual do Mundo – Youtube
Ciência Sem Fim – Youtube
Olá, Ciência! – Youtube

Posts Relacionados