Como se preparar para o ENEM 2023: dicas, conteúdos e redação

Saiba como se preparar corretamente para o ENEM 2023 e conquiste uma pontuação alta na prova.

04 de outubro de 2023
...

ENEM 2023 está se aproximando. Para ajudá-lo a se preparar adequadamente para suas provas, aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Mas, antes de entrarmos em dicas práticas, vamos entender um pouco sobre a relevância do ENEM para os brasileiros. 

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o ENEM, primeiramente, tinha como objetivo apenas diagnosticar o nível educacional aplicado no Brasil, seria uma forma de analisar e sugerir pontos para melhorá-lo. 

Porém, lá em 2009, passou a ser a porta de entrada para o ensino superior, possibilitando que os participantes tivessem acesso ao SISU (Sistema de Seleção Unificada) e ao ProUni (Programa Universidade para Todos) e também pudessem se candidatar às instituições de Portugal. 

Bem, agora que você já está por dentro da importância do ENEM, vamos entender um pouco sobre a estrutura técnica desse exame.

Estrutura do ENEM 2023

Prova Enem 2023

Na sua edição de 2023, o ENEM acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. Atualmente, a prova do ENEM é dividida em dois domingos seguidos, o primeiro deles tem duração de 5h30 e é dedicado às provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação; já o segundo é dedicado às provas de Matemática e Ciências da Natureza e conta com 5 horas de prova. 

No total, as duas provas contam com 180 questões, nas quais cada área de conhecimento conta com 45 questões. Para ficar mais fácil de se organizar, fique ligado nas matérias que serão cobradas em cada uma das áreas de conhecimento: 

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Matemática: Matemática (sim, só essa matéria mesmo).
  • Ciências da Natureza: Química, Física e Biologia.
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Referente à redação cobrada, que segue o modelo dissertativo e argumentativo, o tema só será descoberto no momento da prova – mas calma, pois a seguir vêm as dicas para você arrasar na sua.

O que levar no dia da prova?

Prova Enem 2023

O ENEM é cheio de normas que precisam ser seguidas à risca para que você não perca a chance de fazer a sua prova, como é o caso dos itens que precisam ser levados. Para ficar mais fácil, fizemos uma listinha:

  • Caneta esferográfica PRETA com tubo TRANSPARENTE (não pode mais levar caneta azul).
  • Documento de identificação oficial com foto.
  • Lanche e garrafa de água TRANSPARENTE e SEM RÓTULO, se quiser levar.

É muito comum que os participantes do ENEM levem um lanchinho para comerem durante a prova, que é longa. 

Aqui vai uma dica: se você for levar um lanche, fuja de chocolates e doces ultraprocessados. Optar por sanduíches, frutas, suco ou biscoitos integrais é a melhor opção (sério, dica de quem passou por isso). 

Por fim, tente levar duas canetas esferográficas pretas, assim, se uma falhar, você tem a outra para concluir a prova. Se você for levar só uma, pelo menos teste ela antes de ir para a prova. 

Quais são os conteúdos mais cobrados?

Prova Enem 2023

Para ajudar você a fazer um “intensivão” antes do ENEM 2023, separamos os 5 conteúdos mais cobrados em cada uma das matérias. Confira:

Prova de Linguagens

→ Interpretação textual. 

→ Gramática. 

→ Estruturas textuais.

→ Movimentos literários.

→ Conjugação verbal. 

Prova de Matemática

→ Equações de funções de 1º e 2º grau. 

→ Porcentagem. 

→ Matemática financeira.

→ Razões e proporções.

→ Noções de estatística.

BÔNUS: é sempre bom estudar a Regra de Três (muitas equações podem ser solucionadas com ela).

Prova de Ciências da Natureza

→ Biologia: Biologia Celular, Ecologia, Ecossistema, DNA e RNA, Células Tronco e Clonagem. 

→ Física: Movimento Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, Cinemática, Aceleração, Leis de Newton e Energia e Trabalho.→ Química: Ligações Químicas, Forças Intermoleculares, Química Inorgânica, Funções Orgânicas e Reações Orgânicas e Estequiometria. 

Prova de Ciências Humanas:


→ História: Civilização Romana, Civilização Grega, Feudalismo, Absolutismo e Reforma Protestante e Revolução Francesa. 

→ Geografia: Cartografia e Leitura de Mapas, Climas do Brasil e Climas do Mundo, Acordo de Paris e Conferências Ambientais, Aquecimento Global e Efeito Estufa e Bacias Hidrográficas. 

→ Filosofia: Filosofia Clássica e Pré-socráticos, Sócrates e seu legado, Platão e Aristóteles, Filósofos Medievais e Renascimento. 

→ Sociologia: Auguste Comte e o Positivimo, Bauman, Foucault, Cultura Material e Imaterial, Patrimônio Histórico Cultural. 

Agora que você já sabe o que é quase certeza de que vai ser cobrado, veja as dicas para arrasar na redação.

Dicas para a Redação

Alunos na prova Enem 2023

Como prometido, chegou o tão desejado tópico sobre Redação do ENEM.  

Antes de se aprofundar nas dicas, vale lembrar de que a redação nada mais é do que uma “argumentação escrita”, é uma forma de mostrar aos avaliadores que você está por dentro do que está acontecendo no mundo. Daí vem a primeira dica: 

1ª dica: fique atento às tendências e aos assuntos que impactaram o ano de 2023  

É impossível argumentar com fundamento sem conhecer o tema, então bora maratonar sites de notícia e assistir reportagens que foram importantes neste ano.  

2ª dica: estude os temas que caíram nos últimos anos 

Não irá cair o mesmo tema, mas, com certeza, estudar esses temas irá abrir a sua mente para assuntos sociais e que podem cair na prova.  

3ª dica: faça pelo menos 3 redações por semana e as corrija 

Além de estimular o seu senso crítico e argumentativo, corrigir as suas próprias redações irá trazer um olhar mais técnico para você.  

Nossa sugestão é que você escreva a redação em um dia e corrija no outro para o assunto não ser lido no automático.  

4ª dica: divida o seu texto em um esqueleto estratégico 

Nada de deixar tudo para o improviso. Leia o tema da redação, pense em uma estrutura convincente e monte o esqueleto textual sempre se lembrando de seguir: introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Na introdução, você irá apresentar a sua tese contextualizando o tema; no desenvolvimento, você irá trazer os seus argumentos apresentando fatos e dados sobre o assunto (escreva pelo menos dois parágrafos); na conclusão, você deverá sugerir uma solução para esse problema.  

5ª dica: mantenha o seu argumento com confiança 

Defenda os seus argumentos com unhas e dentes. Se você duvidar do que está escrevendo e abrir o tópico em mil e um argumentos diferentes, nem você, nem o avaliador irão compreender o seu texto.  

DICA: lembre-se de manter a ciclicidade do seu argumento durante todo o texto. O título deve conversar com todos os parágrafos do texto, inclusive com a etapa de conclusão.  

Esperamos que essas dicas ajudem você a manter a calma e arrasar no ENEM 2023. Você também pode conferir o Blog do Museu WEG para encontrar alguns desses temas e muitos outros assuntos sobre o mundo da ciência.  

DICA BÔNUS: lembre-se de que os portões se abrem às 12 horas e se fecham às 13 horas. Não se atrase!  

Fontes: 

FAESA – Como estudar para o Enem 2023: dicas, conteúdos e redação 
CNN Brasil – Como estudar para o Enem 2023: Veja 10 dicas práticas 
Brasil Escola – O que estudar para o Enem 2023 

Posts Relacionados