Dia da Literatura Brasileira: conheça 6 autores que fizeram história

A literatura brasileira é uma das heranças mais ricas que temos. Ela é o retrato de um povo através de palavras e sentimentos, representando a identidade de toda uma comunidade de pessoas.

O Dia da Literatura Brasileira é celebrado para incentivar a leitura no país, e para promover a cultura nacional.

É justamente por isso que o dia de hoje foi escolhido para ser celebrado, já que é uma homenagem a José de Alencar, escritor romancista, nascido em 1º de maio de 1829.

Quer saber mais sobre o dia de hoje? Então, continue lendo a matéria!

Quem foi José de Alencar?

José de Alencar foi um dos maiores escritores da história brasileira, tendo escrito romances de diversas temáticas e peças teatrais. Suas obras mais importantes são: O Guarani (1857), Lucíola (1862), Iracema (1865) e Senhora (1875).

Essas obras realmente são incríveis, mas o que o torna a melhor escolha para celebrar uma data tão importante quanto esta?

Ele foi um escritor que escreveu um conjunto de obras genuinamente brasileiras, focando em temáticas nacionais e em dialetos falados pelo povo brasileiro em cada uma de suas obras.

Outro motivo muito importante para esta escolha, foi o movimento literário em que ele estava inserido: o romantismo.

Conheça 6 autores brasileiros que fizeram história

Agora que você já sabe a origem do Dia da Literatura Brasileira e entende sua importância para a sociedade, chegou o momento de você conhecer 6 autores brasileiros que fizeram história.

Machado de Assis (1839 – 1908)

Joaquim Maria Machado de Assis, conhecido popularmente como Machado de Assis, é considerado por muitos, o maior escritor da cultura brasileira e um dos maiores da língua portuguesa, tendo sido o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.

Inspirado por José de Alencar, ele começou cedo na escrita, tendo seu primeiro poema publicado com apenas 18 anos, período em que começou no ramo jornalístico.

A escrita de Machado de Assis foi responsável pelo fim do romantismo, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Além dessa obra muito famosa, Machado de Assis também é conhecido por obras como Quincas Borba (1891), Dom Casmurro (1899) e Esaú e Jacó (1904).

Guimarães Rosa (1908 – 1967)

João Guimarães Rosa, formou-se em Medicina em 1930, mas, foi na literatura que encontrou sua verdadeira vocação. Sua obra literária é composta de romances e contos que exploram as raízes culturais e a diversidade linguística do Brasil.Ele foi um dos mais importantes autores da literatura brasileira do século XX e um dos principais renovadores da prosa brasileira. Suas principais obras foram: Grande Sertão: Veredas (1956), Sagarana (1946) e Primeiras Estórias (1962).

Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)

Carlos Drummond de Andrade é, com certeza, um dos maiores poetas brasileiros que já existiram. Mesmo atuando com maior relevância no campo da poesia, também contou em seu portfólio literário com textos narrativos, crônicas e contos.

Sua obra literária é caracterizada pela linguagem coloquial, pela ironia, pelo humor e pela sensibilidade social, abordando temas como a vida cotidiana, a política, o amor e a morte.

As suas obras mais conhecidas são: Brejo das Almas (1934), Sentimento do Mundo (1940), Rosa do Povo (1945), Claro Enigma (1951), Lição de Coisas (1962) e As Impurezas do Branco (1973).

Clarice Lispector (1920 – 1977)

Clarice Lispector foi uma jornalista ucraniana-brasileira que é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras do século XX e uma das mais importantes vozes da literatura feminina em língua portuguesa.

Antes de entrar no mundo da literatura, Clarice Lispector estudou direito e atuou como tradutora e jornalista. Sua obra literária é marcada pela introspecção, pela experimentação formal e pela abordagem dos temas da identidade, da existência e da subjetividade feminina.

As obras mais importantes de Clarice Lispector são: A Paixão Segundo G. H. (1964), Água Viva (1973), Um Sopro de Vida (1978) e A Hora da Estrela (1977).

Mário de Andrade (1893 – 1945)

Mario de Andrade é considerado um dos principais representantes do modernismo brasileiro e um dos maiores expoentes da cultura brasileira do século XX.

Sua obra literária é marcada pela experimentação estética, pela valorização das tradições populares brasileiras e pela reflexão sobre a identidade nacional.

Suas obras transitam entre o manifesto, o poema e a ficção, sendo as mais conhecidas: Pauliceia Desvairada (1922), Losango Cáqui (1926), Amar, Verbo Intransitivo (1927), Macunaíma (1928) e Contos Novos (1947).

Graciliano Ramos (1892 – 1953)

Graciliano Ramos foi um escritor brasileiro e um dos principais representantes da literatura regionalista. Sua obra é marcada por uma escrita objetiva, que retrata a vida das pessoas mais humildes do Nordeste brasileiro.

Graciliano Ramos também foi político e foi preso durante o Estado Novo de Getúlio Vargas por suas posições contrárias ao regime autoritário. Sua prisão foi retratada em “Memórias do Cárcere”, um livro publicado em 1953.

As obras mais importantes de Graciliano Ramos são: Caetés (1933), São Bernardo (1934), Angústia (1936) e Vidas Secas (1938).

Cada autor tem sua própria maneira de se expressar, o que contribui para a formação de uma identidade cultural única e rica. A obra desses autores pode inspirar e influenciar novos escritores, artistas e pensadores, criando formas de expressão e reflexão.

Gostou desta matéria? Então, não se esqueça de conferir outras matérias publicadas em nosso blog. Você também pode seguir o Museu WEG no Instagram para sempre ficar por dentro das novidades que aparecem por aqui.

Fontes:
1º de maio — Dia da Literatura Brasileira – Brasil Escola