ChatGPT na educação: entenda quais são as possibilidades e os impactos dessa IA

Descubra como o ChatGPT na educação pode auxiliar no aprendizado em geral.

A inteligência artificial vem transformando a educação das mais diferentes maneiras; ela auxilia na hora de personalizar o ensino, oferece feedbacks imediatos e é uma ótima aliada se for utilizada corretamente.

Depois dos smartphones e das casas inteligentes, a tecnologia evoluiu ainda mais, alcançando criações que antes eram consideradas impossíveis, como é o caso do ChatGPT.

No entanto, ela deve ser utilizada de maneira responsável e ética na educação. Neste conteúdo, você saberá o que é, como usar o ChatGPT na educação e como ele pode ser aplicado na realidade educacional.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma tecnologia de inteligência artificial criada pela OpenAI, uma empresa norte-americana que promove o avanço da inteligência artificial de maneira benéfica para a humanidade buscando manter a ética e a segurança dos usuários.

Também conhecido como Generative Pre-trained Transformer, o ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em inteligência artificial, seguindo a arquitetura GPT-3.5 e buscando garantir uma interação mais natural com seus usuários.

De modo resumido, o ChatGPT é como se fosse uma espaçonave de última geração dedicada à exploração do Universo. Ao entrarmos nela (ao acessarmos a plataforma) podemos encontrar conhecimentos limitados dos mais variados assuntos.

Quais são os impactos do ChatGPT na educação?

Como toda biblioteca de informações (como o Google e a Barsa, por exemplo) o ChatGPT tem tudo para auxiliar o ensino atual, tanto da visão de professores quanto de alunos.

Claro, ele não substitui o ensino e a estruturação educacional de um profissional formado e com experiência na função, mas ele pode auxiliar no dia a dia.

Ele pode ser usado como uma ferramenta de apoio para estudantes e professores auxiliando os alunos a tirarem dúvidas, fornecerem explicações extras sobre o que foi trabalhado em sala de aula e trazendo exemplos práticos da realidade de cada aluno.

Além disso, pode ajudar na prática de habilidades textuais ao propor exercícios e corrigir textos. Tudo que você precisa saber é como perguntar as coisas para ele.

Porém, ele também causa impactos negativos ao ser associado com a educação. Como é uma inteligência artificial, ele não pode ser um substituto de interações humanas nem de conhecimentos adquiridos com a prática.

Como facilita a busca de informações em minutos, é muito comum que ele gere uma dependência em seu usuário, diminuindo assim a participação ativa dos alunos nas aulas; por isso, é importante orientar que ele é uma ferramenta de auxílio para as aulas.

Como usar o ChatGPT de modo benéfico para a educação?

Existem várias práticas benéficas do ChatGPT na educação que você aplicar nos seus estudos ou na sala de aula, veja a seguir quais são elas:

• Ferramenta de suporte: auxiliando o aprendizado com informações adicionais e exemplos práticos.
  • Correção 24 horas por dia: não que o ChatGPT substitua a correção de um professor, mas sabe quando você está fazendo seus deveres, precisa de ajuda e não tem para quem perguntar? Ele pode lhe ajudar com algumas dessas dúvidas.
  • Estímulo da criatividade: criatividade é saber transformar o que já se sabe em algo diferente, e nada melhor do que adquirir conhecimento por meio de atividades de escrita criativa.

Já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Lá você sempre encontrará conteúdos fresquinhos sobre a ciência e o mundo da tecnologia. Você também pode acessar o blog do Museu WEG e conferir mais matérias como esta.

Fontes:
Conheça o ChatGPT e suas possibilidades de uso na Educação – Nova Escola