Inovações para ficar de olho

Inovações 2023: 5 avanços incríveis para ficar de olho 

Conheça 5 grandes inovações 2023 apresentadas pela revista TIME.

20 de março de 2024
...

Todos os anos, a revista TIME divulga as 200 melhores invenções abrangendo novos produtos e ideias de maior impacto global, buscando dar atenção aos campos que já estão crescendo no mundo.  

É sempre legal conhecer as invenções para refrescar a mente e aflorar novas ideias, mas sabemos que nem todos tem tempo hábil para ler e pesquisar sobre as 200 melhores invenções.  

Para unir o útil ao agradável, separamos 5 das grandes inovações 2023 para o segmento de acessibilidade, realidade virtual, energia verde, medicina e robótica. 

Venha conferir com a gente!  

5 incríveis inovações 2023 

Vale ressaltar que todas as 200 inovações 2023 são incríveis e merecem atenção, mas ficaria cansativo se apresentássemos todas aqui, portanto, caso tenha interesse em conferir todas, clique aqui.   

Dito isso, agora vamos para as inovações!  

 Inovações 2023 - Bengala inteligente

ACESSIBILIDADE: bengala inteligente (CAN Go)

Como uma alternativa para frear a falta de socorro em quedas de pessoas idosas, a CAN Go foi projetada com tecnologia IA para detecção de quedas, rastreamento de atividades, localização GPS, possuindo lanterna e recursos dedicados à chamada de emergência.  

“Muitos idosos não adotam novas tecnologias, e é por isso que decidimos incorporá-las em dispositivos que eles precisam ou já usam”, diz Ahmad Alghazi, CEO da CAN.  

A bengala inteligente é atualizada remotamente, aprende sobre a rotina e pode compartilhar esses dados com familiares e médicos do usuário. 

Está aí uma invenção que garantirá mais segurança e tranquilidade para idosos e seus familiares! 

REALIDADE VIRTUAL: Zoológico virtual (Axiom Holographics Hologram Zoo) 

Muito além de uma visita em um zoológico, o Axiom Holographics Hologram Zoo proporciona uma vivência inédita: a de entrar em contato com a realidade dos animais, como ver uma manada de elefantes correndo na sua direção e passando por você.  

“Trata-se realmente de mostrar às pessoas coisas que elas nunca viram antes”, diz Bruce Dell, CEO do Hologram Zoo. 

O zoológico virtual está em um complexo de 1.600 metros quadrados na Austrália e projeta a maravilhosa ação de animais selvagens na natureza, como ursos polares, baleias e muitos outros. 

Assustador? Um pouquinho, mas muito inovador e incrível também!  

 Inovações 2023 - Geladeira-EcoFlow

ENERGIA VERDE: Geladeira EcoFlow (EcoFlow Glacier)

Você gosta de acampar ou fazer longas viagens de carro? Então, a EcoFlow Glacier foi feita para você! Esse refrigerador portátil serve como geladeira, freezer e ainda como máquina de gelo.  

Com autonomia de até 40 horas, essa geladeira incrível também possibilita a recarga de bateria de celulares, tem capacidade de 39 litros e possui dois compartimentos que podem variar entre 10 °C até -25 °C.  

Além disso, a EcoFlow Glacier pode ser controlada por meio de aplicativo de celular. 

É, o futuro chegou – e ele faz 18 cubos de gelo em apenas 12 minutos. 

Inovações 2023 - Targed Real-Time Early Warning System

MEDICINA: alerta precoce em tempo real (Targed Real-Time Early Warning System)

Adiar o tratamento de sepse, que se trata de uma infecção generalizada, é um risco que pode ser fatal. Infelizmente, a infecção sistêmica é difícil de diagnosticar já que seus sintomas são muito comuns em pacientes hospitalares (como é o caso da febre) – isso até a criação do Targed Real-Time Early Warning System.  

“Os sistemas típicos de alerta precoce funcionam com cerca de 20% a 30% de sensibilidade. Nosso sistema foi capaz de capturar 82%”, diz Suchi Saria, fundador e CEO da Bayesian Health. 

Fazendo uso de IA, o sistema de alerta analisa registros médicos, sintomas e resultados laboratoriais do paciente, alertando sobre prováveis casos de sepse.  

Um alerta que salva vidas! 

Inovações 2023 - Drone-de-limpeza

ROBÓTICA: drone de limpeza (ClearSpace-1) 

Se você já ouviu falar na Síndrome de Kessler, fica fácil de entender por que a preocupação com os detritos espaciais é tão relevante já que trata da possibilidade de esses detritos acabarem criando uma “prisão” que impossibilitaria que saíssemos da Terra.  

Quanto mais lixo espacial, maior é a dificuldade de navegarmos pela órbita da Terra. Por isso a ClearSpace criou o ClearSpace-1: o drone que captura detritos espaciais e se autodestrói.  

Como se fosse um caminhão de lixo, mas no espaço e pegando fogo.  

Já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Lá você recebe conteúdos fresquinhos sobre as novidades do mundo da ciência e da tecnologia. Clique aqui e siga agora!

Fontes:  

https://time.com/collection/best-inventions-2023/

Posts Relacionados