Relógio Solar digital: conheça o relógio solar que possui display digital

Conheça o relógio solar que apresenta as horas e os minutos em um display digital.

Não é por a tecnologia ser antiga que você precisa conferir as horas em visão analógica.

Já pensou conferir as horas através de um display digital, porém sem usar energia elétrica?

Agora isso é possível com um relógio solar com display. Mas, antes de aprofundar as explicações sobre como este relógio funciona, confira como surgiram os relógios de sol.

Como surgiu o relógio solar?

Criado para possibilitar que as pessoas soubessem as horas do dia, o relógio solar é uma das invenções mais antigas da humanidade, sendo o mais antigo encontrado, contando com mais de 5 mil anos, tendo sido construído no Antigo Egito! 

Desenvolvidos e aprimorados com o passar dos séculos, é possível encontrar diversos modelos retratados na internet, desde os planos até os mais inclinados. 

Seu funcionamento é bem simples, tendo seus mostradores divididos em linhas que significam horas e uma haste na vertical que funciona como um ponteiro. Conforme o Sol vai caminhando para o fim do dia, sua posição se altera no céu e, por consequência, também altera a sombra da haste-ponteiro no relógio, mostrando a hora correspondente.

O Digital Sundial

Seguindo o princípio de apresentar as horas com base na luz solar, o Digital Sundial é um projeto para impressão 3D desenvolvido na França pela empresa Mojoptix, sendo extremamente diferente de todos os relógios solares criados nos últimos milhares de anos. 

Você não leu errado: você pode fazê-lo em casa se tiver acesso a uma impressora 3D.

Como este relógio não possui motor ou bateria, assim como os relógios solares originais, tudo que você vai precisar é configurá-lo de acordo com as coordenadas geográficas em que você vive. 

Essa invenção parece mágica, mas, na verdade, é só a junção entre matemática, criatividade e luz solar. 

Como funciona o Relógio solar Digital Sundial?

Projetado para trazer o display digital para os relógios solares, o Digital Sundial é um equipamento de alta precisão que, durante os horários das 10 horas da manhã até às 4 horas da tarde, com intervalos em 20 em 20 minutos, pode apresentar com clareza o horário, sem que haja a necessidade de usar eletricidade ou qualquer outra tecnologia. 

Foi desenvolvido para ser prático e fácil de usar, por isso foi projetado para ser acoplado em um pote de vidro de conserva qualquer, além de contar apenas com três peças impressas conectadas por parafusos. 

Ficou com vontade de fazer em casa? Então clique aqui para baixar o molde de montagem na impressora 3D e veja na prática como montar:

Já está seguindo o Museu WEG  no Instagram? Lá sempre saem conteúdos tão interessantes quanto este, vale a pena conferir!

Fontes:

Relógio de Sol – Brasil Escola

Relógio solar que mostra as horas na sombra – Noctula Channel

Relógio de Sol – Toda Matéria

Posts Relacionados