O que é inteligência artificial e como ela ajudará espécies ameaçadas de extinção?

Entenda, de uma vez por todas, o que é inteligência artificial e descubra como ela ajudará espécies ameaçadas de extinção!

Diferente do que muitos filmes de ficção científica nos mostram, a Inteligência Artificial não precisa ser temida. Ela pode servir como ferramenta para auxiliar os humanos em variadas situações.

Muito se fala em Inteligência Artificial (IA) atualmente, mas ainda existem informações incorretas que são divulgadas. Nem todos possuem entendimento de tudo que essa temática abrange, como por exemplo, poucos sabem o quanto ela pode auxiliar na preservação de espécies em extinção.

Nesse conteúdo vamos explicar o que é Inteligência Artificial e como ela ajudará na preservação de espécies em extinção. Para descobrir, continue a leitura.

Leia também: Robôs serão colegas dos seres humanos, não rivais

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um agrupamento de várias tecnologias que, como o cérebro humano, processam as informações que recebem e simulam capacidades “pensantes” para executar uma tarefa.

De forma resumida, a IA é uma tecnologia que identifica padrões e consegue agir de forma inteligente sem que seja necessário um ser humano coordená-la para tal.

Parece algo bem recente, mas na realidade o conceito de IA surgiu na década de 1920.

O primeiro artigo publicado sobre o assunto foi escrito por McCulloch e Pitts, em 1943, onde denominaram estruturas de raciocínio artificial que tinha como base de decisão modelos matemáticos. Confira os tipos de Inteligência Artificial:

Como a IA funciona?

A Inteligência Artificial usa como base algumas tecnologias específicas para funcionar, assim como para que ela evolua por si só. Atualmente existem quatro funcionalidades para os tipos de IA:

IA Reativa: Que funciona através de ordens pré-programadas, ou seja, que não é capaz de aprender com a experiência.

IA de Memória Limitada: Consegue se lembrar de ações que já fez anteriormente e usa sua experiência para informar novas possíveis decisões.

IA de Teoria da Mente: “Empática”, essa IA consegue compreender crenças, intenções e desejos.

IA Autoconsciente: Como o nome já diz, essa IA conseguiria compreender seus próprios “sentimentos” e tomar decisões próprias, assim como raciocinar sobre o mundo no geral.

Inteligência Artificial e Espécies Ameaçadas de Extinção

Agora que ficou mais claro sobre o que é a Inteligência Artificial e quais as funcionalidades, você deve estar se perguntando o que toda essa tecnologia tem haver com as espécies ameaçadas de extinção.

A resposta é simples: apuração de dados.

As espécies são organizadas em oito categorias distintas referente à sua probabilidade de extinção: Pouco Preocupante; Quase Ameaçada; Vulnerável; Em Perigo; Criticamente em Perigo; Extinta na Natureza; Extinta; e Deficiente de Dados.

Para que sejam catalogadas corretamente as espécies que entram nessas classificações, cientistas utilizaram IA para fazer uma “prova real” da lista de animais na categoria Deficiente de Dados.

Ao analisarem mais de 7 mil espécies, os cientistas puderam compreender algumas da lista de Deficiente de Dados estão ainda mais em perigo que outras espécies mais conhecidas. Ou seja, a IA utilizada no estudo desses cientistas possibilitou que descobrissem espécies que precisavam de proteção com maior rapidez para que continuassem existindo.

Curtiu esse conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para você poder conferir muito mais conteúdos como esse!

Fontes:

Como a inteligência artificial pode ajudar espécies ameaçadas de extinção – Superinteressante

Inteligência Artificial: o guia completo sobre o assunto! – TOTVS

O que é inteligência artificial? – Tecnoblog

Posts Relacionados