Conheça as 10 maiores bibliotecas do mundo

Quer aumentar seu repertório de curiosidades? Nesta matéria, você descobrirá quais são as 10 maiores bibliotecas do mundo.

16 de novembro de 2022
...

Bibliotecas cativam tanto os leitores assíduos quanto os turistas mais exigentes. No mundo inteiro, existem diversas pessoas que amam apenas entrar em uma biblioteca e contemplar seu interior (inclusive tem as que adoram o cheiro de livros).

E não é à toa! Além de contarem com histórias cativantes, muitas bibliotecas presentes no mundo são referência em arquitetura e criatividade.

Nesta matéria, você irá descobrir algumas curiosidades sobre as 10 maiores bibliotecas do mundo. Para descobrir, é só continuar lendo!

Ranking das 10 maiores bibliotecas do mundo

Separamos a lista, em ordem decrescente, das 10 maiores bibliotecas do mundo. Confira!

10. National Library of China, na China

Começando a lista, a Biblioteca Nacional da China ocupa o décimo lugar, mas não se deixe enganar por essa informação, já que estamos falando de 37 milhões de itens!

Antigamente conhecida como Biblioteca Imperial de Pequim durante sua inauguração em 1912, conta com o mais diversificado acervo de literatura chinesa de todo o mundo, assim como conta com a maior quantidade de documentos históricos do país.

Por ano, esta biblioteca contabiliza cerca de 5 milhões de visitas.

9. Bibliothèque Nationale de France, na França

É claro que a Biblioteca Nacional da França não ficaria fora desta lista, já que conta com um acervo de 40 milhões de itens.

Por mais incrível que possa parecer, esta biblioteca não foi a primeira em solo francês, sendo a sucessora da antiga biblioteca real que havia sido inaugurada em 1368 dentro do Palácio do Louvre.

A Biblioteca Nacional da França foi fundada em 1461, mas só em 1692 foi aberta ao público.

8. National Diet Library, no Japão

Não, a Biblioteca Nacional da Dieta não tem nada a ver com alimentação… Decepcionante, nós sabemos, mas, de modo geral, ela é tão importante para o Japão quanto a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos é importante aos norte-americanos.

Esta é a única biblioteca oficial do país. Falando de quantidade de itens, a Biblioteca Nacional da Dieta alcançou o marco de 42 milhões de itens.

7. Royal Danish Library, na Dinamarca

Construída em 1648 como uma biblioteca pública, em 1989, ela foi fundida à Biblioteca da Universidade de Copenhagen (fundada em 1482), o que faz da Biblioteca Real Dinamarquesa uma das maiores bibliotecas do mundo.

Com 43 milhões de itens, esta biblioteca está localizada em Copenhague e Aarhaus (sim, duas cidades diferentes).

6. Russian State Library, na Rússia

Com mais de 1,5 milhão de documentos digitalizados e 47 milhões de itens dispostos em pelo menos 275 km de prateleiras, a Biblioteca Estatal Russa ocupa o sexto lugar no ranking.

Antes de receber uma atualização em 1992, esta biblioteca ainda era conhecida como Biblioteca Estadual de Lenin da URSS.

5. Library and Archives Canada, no Canadá

Desde 2004, a Biblioteca e Arquivos do Canadá encontra-se em Ottawa e conta com 54 milhões de itens em exposição. O foco desta biblioteca é ser uma forma de preservar a história e a identidade nacional.

4. New York Public Library, nos Estados Unidos

Quando o assunto é “maiores bibliotecas”, a Biblioteca Pública de Nova York se destaca em quarto lugar. É reunida em um complexo de 92 prédios em todo o estado, com 55 milhões de itens, sendo considerada a maior fonte de busca da América até o surgimento das ferramentas de busca on-line.

3. Shanghai Library, na China

Mais uma biblioteca chinesa para a nossa lista das dez maiores bibliotecas do mundo! Com 56 milhões de itens dispostos em uma torre de pouco mais de 100 metros, a Biblioteca de Shangai foi construída em 1952, sendo fundida à antiga Biblioteca Zi-Ka-Wei (fundada em 1847).

2. Library of Congress, nos Estados Unidos

Claro que a Biblioteca do Congresso em Washington não poderia ficar de fora desta lista! Atingida por uma Guerra e por um incêndio catastrófico, a Library of Congress precisou atualizar seu inventário de itens algumas vezes para se manter de pé.

Atualmente, a Biblioteca do Congresso conta com cerca de 170 milhões de itens em exposição.

1.  The British Library, na Inglaterra

Com mais de 200 milhões de itens em exposição (e recebendo cerca de 8 mil novos títulos POR DIA), a Biblioteca Britânica fixou seu lugar no pódio como a maior biblioteca do mundo!

Fundada em 1973 a partir do British Museum, a British Library conta com um acervo totalmente gratuito.

BÔNUS: Biblioteca WEG

Você sabia que, em 13 de junho de 1980, a Biblioteca da WEG foi fundada?

Iniciada com o intuito de incentivar o gosto pela leitura em seus colaboradores, por meio de um pequeno acervo de livros doados pelo Prof. Walter Christian, nasceu a Biblioteca Prof. Walter Christian.

Em 2011, após uma parceria entre a WEG e o SESI, a biblioteca ganhou um novo espaço no Parque Fabril II, ocupando cerca de 200 m² de área construída.

Atualmente, a biblioteca possui um acervo de mais de 5 mil itens, abraçando diversos assuntos, como: generalidades, filosofia, religião, ciências sociais, línguas, arte, literatura, história, geografia e biologia.

Além disso, a Biblioteca da WEG conta com livros técnicos relacionados aos processos de fabricação e aos produtos da WEG.

Em 21 de maio de 2018, foi inaugurada uma sala de leitura em Itajaí. A sala tem 57,5 m² e conta com dois computadores para pesquisa e um acervo doado pelos colaboradores e pelo SENAI Itajaí.

Colaboradores de todas as unidades no Brasil podem solicitar o empréstimo de livros da biblioteca WEG via e-mail e receber via malote. ​Você é colaborador WEG e procura mais informações?

Ligue para o ramal *55 47 6400 ou mande e-mail para biblioteca@weg.net.

Curtiu este conteúdo? Então não deixe de seguir o Museu WEG no Instagram! Assim você fica por dentro de todas as novas matérias que são publicadas por aqui. Quer ler mais assuntos como este? Então confira o Blog do Museu WEG.

Fontes:

As 20 bibliotecas mais impressionantes do mundo – El País

Conheça as 5 maiores bibliotecas do mundo – Unama

As 10 maiores bibliotecas do mundo para amantes da literatura – Rotas de Viagem

Posts Relacionados