A Ciência Explica: Por que rimos?

Descubra por que rimos e qual é o efeito dessa ação involuntária no nosso corpo.

Sabe aquela sensação gostosa de dar risada depois de assistir a um filme de comédia ou curtir um tempo com os amigos? Hoje, vamos falar sobre isso.

Saber o porquê de rirmos é uma curiosidade que geralmente acaba passando despercebida, já que o riso faz parte do nosso dia a dia.

Dar risada é um comportamento comum que traz muitos benefícios para a saúde de uma pessoa e ainda funciona como uma forma de comunicação entre os seres humanos e diversas outras espécies. Legal, não é?

Neste conteúdo, você descobrirá por que rimos e qual é o efeito do riso no nosso corpo. Continue a leitura!

Por que rimos?

Você sabe por que as piadas internas são tão engraçadas? Porque você as presenciou anteriormente. 

De modo geral, nós rimos daquilo que já experenciamos anteriormente, como se o riso fosse uma confirmação do nosso cérebro de que nos lembramos daquela situação. 

É justamente por isso que, às vezes, uma piada que é engraçada para você não é tão engraçada para o seu amigo. 

Além disso, o riso também pode ser causado pela quebra de expectativa. Imagine uma pessoa andando na calçada. O roteiro tradicional que já está previsto no seu cérebro é de que essa pessoa continue a caminhar na calçada, mas, no fim, ela acaba tropeçando e caindo no chão. Como houve uma quebra de expectativa e uma mudança inesperada no seu roteiro mental, é comum que você ria da situação. 

Tá, mas e quando a gente ri em uma roda de amigos sem nem sequer saber do que estão falando? Isso acontece porque a risada também é uma forma de garantir a comunicação em grupo e a inclusão de todas as pessoas. 

Às vezes, esse reflexo é mais forte do que o seu senso crítico de o que é engraçado ou não, por exemplo. Em resumo, tudo depende da vivência e das questões sociais. 

Qual é o efeito causado no cérebro pela risada?

Rir, de modo geral, é super benéfico para a saúde. Tanto pela liberação de adrenalina, serotonina e dopamina no cérebro quanto pelo fato de que uma boa risada geralmente é o reflexo de uma sensação de felicidade e alegria. 

Mas, falando de ciência, quando o cérebro recebe essa injeção de substâncias “de alegria”, ele espalha pelo corpo uma sensação de bem-estar, relaxamento e de positividade. É por isso que passar um tempo com os amigos ou assistir a um filme engraçado é algo tão prazeroso. 

Além disso, quando rimos, o nível de cortisol no nosso corpo diminui gritantemente, causando alívio do estresse e melhorando a qualidade de vida. 

Por que a barriga dói quando rimos muito?

Se você nunca riu tanto que chegou a sentir dor na barriga, você não sabe o que é dar uma boa risada. 

Brincadeiras à parte, para falar uma curiosidade intrigante sobre o riso que ninguém presta muita atenção no dia a dia, rir é um baita exercício físico. 

Calma, não estamos falando que rir é a mesma coisa que ir à academia, mas, de modo geral, quando rimos muito, o nosso diafragma sofre uma tensão maior que o normal, sendo forçado a trabalhar intensivamente. 

É graças a esse movimento de “forçar o ar” dos pulmões com o diafragma que o riso se torna uma espécie de exercício aeróbico. 

Rir faz bem para a saúde!

Além da diversão e do relaxamento, rir é extremamente necessário para a vida de uma pessoa. Segundo pesquisa de um psicólogo da Universidade de Kentucky, as pessoas mais alegres vivem cerca de dez anos a mais do que as mais tristes. 

Outro fato bem curioso e intrigante é que as substâncias produzidas pelo riso podem contribuir para o processo anti-inflamatório das juntas e dos ossos, o aumento do fluxo sanguíneo e o aumento do sistema imunológico. 

De modo geral, rir é sim um ótimo remédio! 

Curtiu este conteúdo? Então não deixe de conferir o Instagram do Museu WEG! Lá sempre avisamos quando um novo conteúdo como este vem para o ar aqui no nosso blog!

Fontes:

Por que rimos? Pode ser uma estratégia de sobrevivência – Superinteressante

Descubra o que se passa em nosso cérebro quando rimos – Seleções

Veja o que acontece com seu corpo quando você ri – Hospital Vila de Serra

Por que seu estômago doe quando você ri? – Dicas e curiosidades

Posts Relacionados