Todos os dias a internet recebe novos sites. Existe uma infinidade deles, de vários assuntos e para todos os gostos. Mas você já parou para pensar qual foi o primeiro site a ser publicado?
O primeiro site do mundo está completando quase 30 anos, foi criado em 06 de agosto de 1991 por Tim Berners-Lee, físico do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN), responsável por inventar a World Wide Web (WWW) em 1989 e considerado o pai da Web.
A página nomeada de “The Project” foi hospedada originalmente em um computador NeXT (marca criada por Steve Jobs, em 1985) que pertencia ao cientista britânico e ainda hoje pode ser acessada. O site conta com a descrição dos principais fundamentos da World Wide Web.
O objetivo inicial da WWW era permitir que os profissionais do CERN trocassem informações científicas a partir de seus próprios computadores. Assim, eles não precisariam necessariamente estar no mesmo espaço físico para saber sobre o andamento de um projeto, bastando apenas estar conectado ao servidor online.
Na página, os internautas podiam buscar informações sobre os códigos necessários para criar um site semelhante, os softwares utilizados, referências bibliográficas e também o contato das pessoas envolvidas no projeto. A página também serviu como demonstração de hipertextos aplicados à Internet. Bem antes, em 1980, Berners-Lee já tinha sugerido utilizar o conceito para facilitar o compartilhamento de informações. Hoje, é impossível imaginar a Internet sem os hiperlinks.
Esqueça imagens, vídeos ou animações. Em 1991 a Internet era assim:
O primeiro site do mundo ainda é mantido pelo CERN e, além dos conceitos de W3, protocolos e também de detalhes acerca dos componentes que compõem a internet, uma lista completa sobre as referências do estudo e a relação das pessoas envolvidas com o projeto que deu forma à internet podem ser acessados através do endereço.

Hoje, o órgão de pesquisas dedica seus esforços para o estudo do comportamento de partículas. Berners-Lee ainda se mantém na ativa e luta contra políticas de censura na web adotadas por governos. A defesa pela neutralidade da rede é outra das bandeiras do cientista.
Posts Relacionados

Invenções ligadas à eletricidade que mudaram o mundo

Caminhões autônomos: o futuro do transporte de cargas

Eletricidade: países e exemplos de fiação subterrânea pelo mundo

Como funciona o raio-x? Descubra sua história e suas características

Por que as antigas TVs arrepiam os pelos do braço?

Conheça as 10 pessoas mais influentes da ciência em 2020 segundo a revista Nature

Qual é a diferença entre Amperes, Volts, Watts e kVA?

Tendências tecnológicas para 2021

A importância da tecnologia em tempos de pandemia

Supervelocidade: o que aconteceria se alguém corresse tão rápido quanto o Flash?

6 inovações tecnológicas a favor do meio ambiente

Por que o navio não afunda?

Você sabe como escolher aparelhos que consomem menos energia?

Como funciona o helicóptero?

Primeiras imagens do acelerador de partículas Sirius são de proteínas do novo coronavírus

Estamos longe de conseguir usar o teletransporte?

Museus na era digital

10 séries e documentários sobre Ciência & Tecnologia para ver na Netflix

Novas tecnologias para o agronegócio
