Aprenda brincando: Como resolver um cubo mágico?

Saiba como resolver um Cubo Mágico, como ele surgiu e quais os seus benefícios quando atrelado ao ensino de adolescentes!

Não importa a sua idade, você COM CERTEZA já viu um Cubo Mágico. Hoje em dia, até os mais novos já conhecem este brinquedo de lógica, graças ao TikTok, YouTube e Reels.

Além de ser encontrado muitos vídeos sobre a resolução correta de um Cubo Mágico, também existem pessoas que fazem verdadeiras obras de arte com este brinquedo!

Mesmo assim, poucas pessoas realmente percebem o quanto um Cubo Mágico pode auxiliar em questões cognitivas e na educação de crianças e adolescentes.

Nesta matéria você irá aprender como resolver um Cubo Mágico, como ele surgiu e quais são os seus benefícios quando atrelado ao ensino de adolescentes. Para conferir é só continuar a leitura!

Como surgiu o Cubo Mágico?

Também conhecido como “Cubo de Rubik”, o Cubo Mágico foi inventado em 1974, na Hungria, por Ernő Rubik.

Sendo um quebra-cabeça tridimensional rotativo, o Cubo Mágico foi desenvolvido com o intuito de treinar o pensamento espacial das pessoas, já que, naquela época, ainda era pouco ensinado sobre geometria nas escolas.

Mesmo com a popularização do brinquedo, o seu benefício para a sociedade não parou no quesito entretenimento.

O sucesso foi tanto que no começo da década de 1980, mais de 160 milhões de pessoas já haviam comprado o brinquedo, possibilitando o surgimento dos “cubers”. Cubers eram os jovens que ficaram famosos por possuírem uma super destreza na resolução do Cubo Mágico.

E nem precisamos voltar muito ao passado para entendermos a relevância deste brinquedo. Desde 2003 existem competições que registram recordes de velocidade na resolução do Cubo Mágico.

Até o momento de lançamento desta matéria, o recorde aponta a resolução de um Cubo Mágico padrão (3×3) em 3,47 segundos, batido por Yusheng Du, em 2018.

E, para você entender o peso da importância de um Cubo Mágico, existe um estudo que procura entender qual o menor número de combinações possível para resolver qualquer questão do Cubo Mágico: o God’s Number, o famoso Número de Deus.

Após mais de 30 anos, o menor número possível descoberto para resolver o Cubo Mágico é de vinte movimentos. Última informação interessante sobre sua história: mesmo com mais de 40 anos de idade, o Cubo Mágico continua sendo o brinquedo mais vendido do mundo.

Como o Cubo Mágico auxilia na educação?

A primeira resposta a essa pergunta é: diversão. Ensinar de forma divertida assuntos complexos como probabilidade, análise lógica e desenvolvimento de visão espacial é só o começo! 

Atrelar ensino e diversão é uma receita incrivelmente boa para garantir o envolvimento do aluno com o que está sendo ensinado.

Outro ponto que faz do uso de Cubo Mágico nas escolas uma ótima alternativa para os professores de matemática, está na diversidade de explicações possíveis sobre os mais diversos conteúdos ensinados.

Além dos benefícios intelectuais, que são possíveis ao casar o uso de Cubo Mágico no ensino, este quebra-cabeça possibilita que os estudantes sejam estimulados a vencerem seus próprios limites de compreensão, aumentando a autoestima a cada vitória. Vale a pena considerar o uso de Cubos Mágicos no estudo de crianças inseguras e que não são tão chegadas em matemática, hein?

Como resolver um Cubo Mágico?

Atualmente existem diversos vídeos na internet ensinando a montar corretamente um Cubo Mágico, mas para ficar mais fácil, encontramos um vídeo super didático que deixará este processo bem mais simples para você.

Ou seja, você só precisa repetir 5 vezes o padrão fixo de movimentos: ↑  ← ↓ →

Curtiu esta matéria? No Blog do Museu WEG você encontra muitos outros experimentos e atividades divertidas para você aprender sobre o mundo da ciência.

Você também pode aprender mais visitando o Museu WEG por meio de um Tour Virtual! Assim você não sai de casa e já aproveita para matar a curiosidade sobre tudo que o Museu WEG tem a oferecer!

Lembre de seguir no Museu WEG no Instagram! Assim você sempre será avisado das novidades que chegam por aqui.

Fontes:

Matemáticos acham ‘número de Deus’ para resolver o cubo mágico – BBC News

Os benefícios do cubo mágico nas aulas de matemática no ensino médio – Brasil Escola

História dos brinquedos: cubo mágico – Studhistoria

Segredo do cubo mágico: especialista dá dicas pra você tentar resolver este quebra-cabeça – G1

Posts Relacionados