Aprender brincando: vantagens de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil



Aprender não deve ser um processo entediante.

Brincar faz parte do desenvolvimento infantil. Uma infância com brincadeiras é mais divertida e possui vantagens nos campos cognitivo, psicológico, social e afetivo.

Brincando, a criança desenvolve novas habilidades e a curiosidade pela busca de novas respostas. O bom jogo é aquele em que o indivíduo é desafiado a ampliar sua capacidade de pensar e agir, seja sozinho ou em grupo.

Aprender não deve ser um processo entediante. Por isso, é preciso conquistar a atenção das crianças – e jogos e brincadeiras podem ser grandes aliados para isso. Conheça agora algumas vantagens de incluir jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil.

Vantagens de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil

No Brasil existem diferentes métodos de ensino que tornam a aula mais dinâmica e interessante. Ao conhecê-los, os professores podem promover diversas experiências e oportunidades de aprendizado para seus alunos, inclusive incluindo jogos e brincadeiras. 

Isto porque incluir jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil possibilita que a criança compreenda as informações de forma mais natural, pela forma que o assunto é abordado e pela linguagem específicas da infância.

As brincadeiras devem ser coordenadas e seguir uma estratégia de ensino e de aprendizagem, favorecendo a construção do conhecimento científico e proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias.

Vale lembrar que jogos e brincadeiras não são apenas para crianças! Conheça jogos que ajudam a exercitar a mente em todas as idades. Aprender brincando transforma tarefas e promove o engajamento dos envolvidos. Veja alguns benefícios:

1. Familiaridade

Hoje em dia, boa parte das crianças cresce em contato com algum tipo de jogo, seja digital ou analógico. Muitas aprendem a jogar antes mesmo de serem alfabetizadas.

Sendo assim, os jogos fazem parte do universo do estudante e utilizá-los no processo de aprendizagem pode aproximar a criança dos estudos. 

2. Aulas dinâmicas

Um ambiente lúdico faz com que o ensino seja mais prazeroso, flexível e motivador, estimulando as crianças a completar tarefas e participar ativamente no processo de aprendizado.

3. Desenvolvimento da área motora

A exposição tecnológica atual hiperestimula a área cognitiva e pouco a parte motora e afetiva. Por isso, as brincadeiras são indispensáveis para que haja diversidade e equilíbrio no desenvolvimento dos pequenos.

Por meio dos jogos e brincadeiras, é possível criar  uma série de situações que envolvam equilíbrio, com desafios corporais, manuseio de objetos, obstáculos e alvos. 

4. Compreender e constituir regras 

Em brincadeiras, as crianças começam a aprender e estabelecer regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Dessa forma, elas aprendem a resolver conflitos e desenvolvem sua capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu e de se fazer entender.

5. Ganhar e perder

Durante as brincadeiras, os estudantes aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. Dessa forma também é incentivada a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma seus avanços e fortalecer sua autoestima.

Aprender brincando no Museu WEG

Vimos algumas vantagens de incluir jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil. E motivados por isso, aqui no Museu WEG oferecemos Ações Educativas para turmas de ensino fundamental e médio.

As Ações Educativas buscam integrar conhecimento e diversão através de jogos e brincadeiras que buscam o desenvolvimento completo, trabalhando competências e habilidades essenciais para o futuro.

Conhecimento e diversão andam lado a lado no Museu WEG.

Entre as Ações Educativas estão assuntos como: A Evolução das Máquinas e a Revolução Industrial; Energia Solar Fotovoltaica; Preservação da Água e Captação de Água da Chuva; Fenômenos Eletromagnéticos; e Gerando e Transformando Energia.

Ainda não conhece as nossas atividades? Então acesse a página e conheça as nossas Ações Educativas, estamos esperando por você e sua turma!

Posts Relacionados