A ciência explica: Por que levamos susto e o que acontece com o nosso corpo?

Você sabe por que levamos susto e quais os efeitos causados no nosso corpo? Acesse e descubra a resposta com base na ciência.

A sala escura do cinema, o silêncio ensurdecedor do personagem principal caminhando para salvar a vida e BUM, um jump scare de tirar o fôlego! Quem é que nunca se assustou assistindo a algum filme?

Uma onda de sensações que percorre o corpo todo, rápida como um raio! Isso acontece porque o susto causa mudanças significativas em nosso corpo físico e mental. Mas você sabe por que levamos susto? Continue a leitura e descubra!

Por que levamos susto?

O susto acontece por ser um mecanismo de defesa, é como se fosse um acionamento do modo alerta de forma ultra repentina. Ao sermos assustados, nosso corpo deduz que estamos em perigo e “liga todos os motores” para enfrentar os perigos e garantir a sobrevivência.

É nesse momento que o sistema nervoso libera uma dose exagerada de adrenalina no nosso corpo, causando um evento biológico mega intenso.

O efeito do susto no corpo

Como o susto injeta uma dose caprichada de adrenalina, é comum que aconteçam muitas reações no nosso corpo. Confira os principais efeitos deste evento:

Batimentos cardíacos acelerados

A adrenalina causa grande aumento da pressão arterial, direcionando rapidamente grande parte do sangue para o cérebro e para os músculos, o que faz com que a pele fique fria e pálida.

Olhos arregalados

Para possibilitar uma melhor visão, o evento biológico causado pelo susto causa a retração das pálpebras (o que nos faz arregalar os olhos) e dilata as pupilas.

Contração involuntária dos músculos

Como o objetivo do corpo é garantir a sobrevivência, ele se prepara para entrar em combate a qualquer momento, contraindo diversos músculos de forma preventiva para auxiliar na luta.

Grito involuntário

Como o ser humano é uma espécie que viveu sempre em grupos, o grito involuntário durante o susto sugere um pedido de ajuda.

Avalanche de sentimentos

Os sentimentos mais comuns que antecedem o medo inicial, são a raiva, a ansiedade ou a vontade de chorar. Porém, para algumas pessoas, o susto causa inicialmente uma sensação de prazer e de dar risada (por isso que algumas pessoas adoram filmes de terror).

É possível morrer de susto?

Sim, é possível morrer de susto. Mas calma, não é todo mundo que pode sofrer um mal súbito e cair morto ao ser assustado.

Como já vimos nesta matéria, o susto libera adrenalina no nosso corpo e, devido ao aumento da pressão arterial causada por ela, é possível que a pessoa sofra um infarto.

Isso acontece porque, quando a pessoa que já tem artérias comprometidas, toma um susto, é possível que a passagem do sangue seja trancada (como uma torneira sendo fechada). Por isso é sempre bom manter a saúde em dia.

Gostou desse conteúdo? Acesse o Blog do Museu WEG para conferir mais matérias como essa! Você também pode seguir o Museu WEG no Instagram para sempre ser avisado quando forem publicados mais conteúdos interessantes.

Fontes:
Correspondente Médico: Como o cérebro reage ao susto? – CNN

O que ocorre no corpo durante um Susto – Leandro Teles

O que ocorre no corpo durante um susto – Grupo mais expressãoÉ possível morrer de susto? Dr. Kalil explica – Coração e Vida