Presença Negra na Ciência: conheça 5 cientistas que marcaram o mundo da ciência

Confira 5 cientistas negros que marcaram o mundo da ciência com suas invenções.

24 de novembro de 2022
...

O dia 20 de novembro é uma data cheia de importância e que merece receber o devido respeito. Nesse dia, celebramos o Dia da Consciência Negra no nosso país, uma data de muita reflexão.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância do Dia da Consciência Negra, e você descobrirá como a presença negra na ciência aumenta a cada dia. Confira cinco cientistas negros que mudaram o mundo da ciência.

O Dia da Consciência Negra

O racismo, infelizmente, continua estruturado em muitos comportamentos da nossa sociedade. Atualmente, quase 61% da população carcerária é negra, e quase 100% dela não possui estudo básico.

Compreender que há uma lacuna entre as oportunidades de negros à educação e ao emprego é o mínimo que pode ser feito. O dia de hoje, 20 de novembro, é uma data com o intuito de gerar reflexão sobre questões como essas e contra a violência gerada pelo racismo.

Mas como ela surgiu?

Em 1971, um grupo de jovens, conhecido como Grupo Palmares, sugeriu que no dia 20 de novembro, o dia em que Zumbi dos Palmares foi assassinado, fosse marcado como o dia da celebração do povo negro. Data comemorativa que antes era celebrada no dia 13 de maio, dia da aprovação da Lei Áurea. Mesmo assim, a alteração da data só foi aprovada em 2017.

A data escolhida traz a reflexão sobre a violência e o ódio destinados ao povo negro. A troca da data 13 de maio para 20 de novembro reforça que a liberdade negra não foi dada, e sim conquistada.

Presença Negra na Ciência: Os 5 cientistas negros que mudaram o mundo da ciência

Existem inúmeros cientistas e pesquisadores negros que deixaram sua marca no mundo das ciências, e hoje separamos 5 exemplos que fizeram história. Confira!

1 – Arthur Bertram Cuthbert Walker II (1936 – 2001)

Sabe as fotos da coroa solar? São presentes de Walker II. Este físico dedicou sua vida ao estudo sobre o Sol utilizando raios-x e sensores ultravioletas.

Suas ideias continuam sendo muito relevantes para a astrofísica. Seus telescópios, SOHO/EIT e o TRACE por exemplo, ainda são usados nos dias de hoje, assim como sua metodologia é seguida na construção de microchips via fotografia ultravioleta.

2 – Patricia Era Bath (1942-2019)

Antes de tudo, vamos enfatizar que Patricia Era Bath se formou no ensino médio em apenas dois anos e depois já entrou no curso de medicina da Howard University.

Bath, após uma pesquisa bem elaborada, descobriu que os negros tinham oito vezes mais chances de desenvolverem a doença e ficarem cegos.

Após sua pesquisa, Bath desenvolveu um processo que possibilitava o atendimento oftalmológico para quem não tinha condições de pagar pelo tratamento.

Mas essa ainda não foi a maior invenção de Bath, já que ela inventou a sonda a laser que tratava da catarata.

3 – Percy Julian (1899-1975)

Um dos maiores e mais conhecidos químicos da história, Julian possibilitou, por meio de sua pesquisa sobre compostos de soja, que compostos de plantas fossem utilizados como versões sintéticas do hormônio feminino progesterona e da cortisona, possibilitando uma melhora no tratamento de artrite reumatoide.

Mesmo com a carreira de sucesso, como todos os cientistas desta lista, Julian também enfrentou muito preconceito e muitas dificuldades devido ao racismo, sendo neto de escravos.

4 – Marie Maynard Daly (1921-2003)

Daly foi uma grande pesquisadora, tendo sido a primeira mulher negra a obter um doutorado em química.

Uma bioquímica dedicada à pesquisa da área da saúde, Marie auxiliou muito com estudos sobre os efeitos do envelhecimento, do tabagismo, da hipertensão e do colesterol no coração e nas artérias.

Os estudos de Daly foram, predominantemente, dedicados ao processo que o corpo exerce para transformar a energia que precisa para funcionar.

5 – Viviane dos Santos Barbosa (1975-)

Para finalizar esta lista, vale dar créditos para a cientista brasileira Viviane dos Santos Barbosa, uma engenheira química e bioquímica e mestre em nanotecnologia que desenvolveu catalisadores que possibilitaram uma nova alternativa para a produção de energia e para o combate aos danos ambientais devido ao poder de redução de gases poluentes.

A matéria chegou ao fim, mas a reflexão pelo dia de hoje precisa se manter viva!

Curtiu este conteúdo? Acesse o blog do Museu WEG e confira mais matérias tão interessantes quanto esta. Você também pode seguir o Museu WEG no Instagram, assim você fica por dentro das novidades do mundo da ciência e da tecnologia.

Dia da Consciência Negra, 50 anos: liberdade conquistada, não concedida – Agência Senado