A ciência explica: Por que as propagandas influenciam as pessoas?

Você já ouviu falar em gatilhos mentais? Neste conteúdo você vai descobrir por que as propagandas influenciam as pessoas.

Hoje em dia é raro encontrar quem nunca recebeu um anúncio no Facebook ou nunca viu um outdoor ao caminhar na rua. A publicidade tomou conta da nossa realidade e, com ela, o consumo ainda mais elevado de produtos e serviços.

Mas, por que as propagandas influenciam as pessoas?

Além do fator determinante “visibilidade”, a publicidade funciona por meio de estratégias comunicacionais que tem como objetivo persuadir outras pessoas a agir de uma determinada forma já pré-estabelecida pela marca.

Mas calma que tudo isso vai ficar bem claro de entender, é só continuar a leitura!

Como nosso cérebro lida com a publicidade?

Sabe quando você vê um comercial de hambúrguer e fica com fome instantaneamente? Ou assiste tantas vezes um anúncio de um tênis que acaba comprando? Esses são só alguns exemplos de como a publicidade tem relevância no nosso cérebro.

Se você perceber, somos relativamente mais “atiçados” a comprar algo quando a propaganda se baseia em algum apelo emocional ou em alguma meta que temos a longo prazo.

Ver uma pessoa bem-sucedida comprar um certo notebook, nos faz criar uma falsa ilusão de que, ao adquirirmos o mesmo, nós alcançaremos o patamar de vida deste ator.

Isso acontece porque nosso cérebro, instintivamente, está sempre comparando nossa situação atual com a realidade desejada.

Quando estamos mais dispersos ou distraídos, é comum que sejamos mais efetivamente atingidos por propagandas e anúncios, já que o nosso subconsciente estará quase vencendo a luta pelo controle de nossos pensamentos.

O que na psicologia é chamado de dissonância cognitiva, quando o pensamento da pessoa não se equivale às ações tomadas.

Claro, vale lembrar que a publicidade não tem o poder de nos fazer comprar alguma coisa que não queremos! Ela apenas antecipa e potencializa nossa decisão real de compra.

Gatilhos mentais: por que as propagandas influenciam as pessoas?

Quando o assunto é publicidade e marketing, falar de gatilhos mentais é um tópico obrigatório.

Os gatilhos mentais funcionam como um botão de emergência no nosso cérebro que, quando bem propostos em campanhas publicitárias, influenciam diretamente na compra e nas tomadas de decisão dos consumidores.

A maioria das escolhas que fazemos no nosso dia a dia são extremamente lógicas, porém, em alguns momentos o nosso subconsciente acaba tomando o controle. Esses momentos de tomadas de decisão inconsciente são ativados pelos gatilhos mentais.

Não é que eles sejam totalmente maquiavélicos e que nos façam uma lavagem cerebral, mas, como no nosso dia a dia temos milhares de decisões para tomar, às vezes nosso cérebro decide pegar um atalho e acaba caindo nos gatilhos mentais que nos incentivam a comprar cada vez mais.

Tipos de gatilhos mentais

Para aumentar seu conhecimento sobre o assunto, separamos os 5 principais gatilhos mentais para você ficar atento.

1 – Gatilho mental: autoridade

Pasta de dente é…?

Se você respondeu Colgate ou Sensodyne, tem grandes chances de você ter sido influenciado pelo gatilho mental da autoridade.

Este gatilho mental mostra que você pode confiar na opinião dessa marca, contando com a influência de alguma imagem relevante do segmento para gerar confiabilidade.

A Colgate é uma das marcas de pasta de dente que mais faz uso desse gatilho, sempre reforçando que os “dentistas recomendam”. Parece bobo, mas essa informação fica armazenada no nosso subconsciente.

2 – Gatilho mental: escassez

O gatilho mental da escassez é o terror de qualquer pessoa ansiosa. Como o próprio nome já diz, ele coloca uma pressão ainda maior na sua escolha, reforçando que se você não tomar a atitude de comprar o produto ou serviço naquele exato momento, você não terá mais esta oportunidade.

Aplicativos como a Shein fazem muito uso desse gatilho mental, sempre apresentando informações como “restam apenas cinco peças”.

Você pode ser contra o consumismo em massa, mas se você tem o desejo de adquirir certo produto, com certeza vai ficar mais motivado a efetuar o pagamento.

3 – Gatilho mental: prova social

Sabe aquele “efeito manada” que uma tendência de moda instagramável acaba causando? É efeito do gatilho mental da prova social.

Para o nosso cérebro, este é um dos gatilhos mais fácil de ser acionado, já que é só considerar a opinião da maioria para decidir o que fazer.

Este é o gatilho mental “Maria vai com as outras”, digamos assim. Claro, este gatilho não é só ligado ao lado mais superficial e raso, é também associado a exemplos como “mais de 60 mil alunos se formaram na escola X” ou “todos os dentistas tem escolhido a marca Y”, por exemplo.

4 – Gatilho mental: reciprocidade

O gatilho mental da reciprocidade é fácil de ser identificado no nosso dia a dia, sem que haja a necessidade de um esforço tremendo para encontrá-lo: sabe quando uma pessoa é gentil e você acaba tendo uma inclinação ainda maior para atender a um pedido dela? Então…

O gatilho mental da reciprocidade é acionado pelo sentimento de necessidade, fazendo com que você sinta a necessidade de retribuir de alguma forma uma atitude legal de alguém.

Receber cupons grátis ou promoções exclusivas são grandes exemplos de como este gatilho mental funciona na prática.

5 – Gatilho mental: evitar a dor

De forma geral, o ser humano foge da dor como o Cascão foge da água, valorizando as sensações de prazer e buscando ações que sejam meramente satisfatórias no dia a dia.

Justamente por isso é tão complicado começar a fazer dieta ou entrar para a academia, já que nosso cérebro fica constantemente nos convencendo de que é melhor deixar para lá.

Quando o quesito é publicidade, geralmente a comunicação das campanhas está associada ao que é mais vantajoso para você: “compre o produto Z e economize até R$ 100,00 no fim do mês”.

Atualmente, você encontra diversos materiais confiáveis na internet para estudar sobre gatilhos mentais. É só dar um Google que você acha!

Curtiu esta matéria? Então corre dar uma conferida no Blog do Museu WEG, lá você encontra conteúdos tão interessantes quanto este. Não esqueça de seguir o Museu WEG no Instagram, assim você sempre será avisado do que estiver saindo de novo por aqui.

Fontes:

Por que temos vontade de consumir o que vemos nas propagandas? – VivaBem Uol

O que são gatilhos mentais e como utilizá-los na sua estratégia de Marketing! – RockContent

O que são gatilhos mentais e como usá-los – Hotmart

Posts Relacionados