Conheça os museus mais antigos do Brasil e do mundo



Conheça os museus mais antigos do Brasil e do mundo.

Você sabia que em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus? A data foi criada em 1977 por uma iniciativa do ICOM (Conselho Internacional de Museus), um organismo que integra a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação) à Ciência e à Cultura.

Segundo o ICOM, um museu é uma instituição disponível ao público que adquire, conserva, pesquisa, comunica e exibe a herança da humanidade e do seu ambiente com a finalidade de educar e entreter.

O objetivo da celebração é conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Já que os museus contam a nossa história, que tal contar a história de alguns deles? Conheça agora os museus mais antigos do Brasil e do mundo.

Os museus mais antigos do mundo

Desde os tempos mais antigos, os museus eram templos onde objetos de adoração e presentes eram expostos para que as pessoas pudessem contemplá-los.

As famílias mais ricas da Grécia e de Roma colecionavam obras de arte e as exibiam nos jardins e nas casas para que a família e os amigos pudessem visitar.

Durante o Renascimento, foi adotado o nome “museu” para essas exposições artísticas que começaram a crescer. Com a ascensão da pintura e diferentes expressões artísticas, foram criados espaços para preservar pinturas, esculturas, objetos familiares, entre outros, para que mais pessoas pudessem apreciá-las.

Entre os primeiros dos museus mais antigos do mundo, estão:

1. Museu Ennigaldi-Nanna (Mesopotâmia, 530 A.C.)

O primeiro museu reconhecido pelos historiadores foi o Museu Ennigaldi-Nanna de 530 A.C. Está localizado no Iraque e foi descoberto em 1925 pelo arqueólogo Leonard Wooley. É considerado o museu mais antigo do mundo

2. Museus do Vaticanos (Cidade do Vaticano, 1506)

Em 1506, os Museus do Vaticano abriram as portas. Eles têm o objetivo de unir diferentes galerias, apoiadas pelos diferentes papas que levavam as suas coleções. As famílias aristocráticas também fizeram doações para aumentar a coleção.

3. Galeria Uffizi (Florença, 1560)

Florença, na Itália, é um dos maiores berços da arte no mundo. Em 1560, a Galeria Uffizi foi criada com uma das coleções mais antigas do mundo e que ainda recebe mais de 2 milhões de pessoas por ano. 

4. Museu Ashmolean (Oxford, Reino Unido, 1677)

O primeiro museu registrado em solo britânico foi Ashmolean em 1682. Sua missão era abrigar a coleção de Elias Ashole, historiador e astrólogo que reuniu inúmeras antiguidades de várias partes do mundo.

5. Museu do Louvre (Paris, França, 1793)

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico de Paris, na França. Inaugurado em 1793, possui aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, e é até hoje um dos museus mais visitados do mundo.

Os museus mais antigos do Brasil

No Brasil, a concepção histórica e cultural predominaria na constituição de museus durante o século XX, privilegiando uma interpretação histórica que era tomada pelas classes dominantes do país.

Apenas a partir da década de 1970 essa concepção foi mudada, incorporando a produção cultural dos grupos sociais explorados e oprimidos. Esses grupos deixaram de ser vistos apenas como objeto de estudo para serem tratados como produtores de conhecimento.

Nessa perspectiva, os museus brasileiros hoje contribuem tanto para a preservação do passado como para auxiliar na inserção de grupos sociais marginalizados na produção cultural da sociedade atual. 

Conheça os museus mais antigos do Brasil:

1. Museu Nacional (Rio de Janeiro, 1818)

Com mais de 200 anos, o museu mais antigo do Brasil é o Museu Nacional, que está vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O museu abrigava um acervo histórico e científico de história natural, contendo fósseis de várias partes do mundo, esqueletos de dinossauros, indumentárias de índios, múmias e esquifes egípcios, entre muitos outros.

Estava em funcionamento até setembro de 2018, quando um incêndio devastou a maior parte do acervo, um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas.

2. Museu Paraense Emílio Goeldi (Belém, 1866)

O Museu Paraense Emílio Goeldi, fundado em 1866, é a mais antiga instituição pública da região amazônica. O Museu possui acervos de conhecimentos nas áreas de ciências naturais e humanas relacionados à Amazônia com mais de 400 mil itens catalogados. 

Além disso, essa instituição é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo Federal e é reconhecida mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia Brasileira.

3. Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro, 1922)

Dedicado à história do Brasil, o museu está localizado no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Foi criado em 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa e possui um vasto acervo constituído por cerca de 300 mil peças, correspondente a 67% do patrimônio museológico brasileiro sob a guarda do Ministério da Cultura. 

4. Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, 1937)

Também no Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes foi criado durante o governo de Getúlio Vargas em 1937. É uma das instituições museológicas mais importantes do país dedicada a conservação, divulgação e aquisição de obras representativas da produção artística brasileira dos séculos XIX e XX.

O acervo originou-se das coleções que pertenciam à Escola Nacional de Belas Artes. É constituído por mais de 70 mil itens representativos de vários períodos da história da arte e da contemporaneidade.

5. Museu Imperial (Petrópolis, 1940)

Criado em 1940, durante o governo Vargas, o museu está sediado na antiga residência de verão de Dom Pedro II, o Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. 

O Museu Imperial, popularmente conhecido como palácio imperial, retrata a história do império e da cidade que cresceu em torno de si. O museu recebe em média 300 mil pessoas ao ano. 

Conhecemos neste artigo alguns dos museus mais antigos do Brasil e do mundo. Todos com sua devida importância para salvaguardar a história da humanidade e o desenvolvimento das sociedades. 

Sejam antigos ou modernos, os museus são locais que necessitam de atenção, cuidado e respeito. 

Aproveite o fim deste artigo para fazer um tour virtual pelo Museu WEG!