O poder da empatia: por que nos emocionamos ao assistir um filme?

Existem muitos filmes que geram impacto nas pessoas, mas você sabe por que nos emocionamos ao assistir um filme? Descubra!

Quem nunca chorou assistindo Sempre Ao Seu Lado que atire a primeira pedra. Mas, além da choradeira que um bom filme de drama proporciona, quem é que nunca chorou de rir ao assistir um filme de comédia como Minha Mãe É Uma Peça?

É gigante a lista de filmes ou séries que geram algum tipo de impacto em uma pessoa, mas você sabe por que nos emocionamos ao assistir um filme? Empatia.

Neste conteúdo, descubra o porquê de sentirmos empatia com os personagens audiovisuais e saiba quais são os efeitos que um bom filme ou uma boa série causam no cérebro. Confira!

O que é empatia?

A chave para entender o porquê de nos emocionarmos assistindo um filme é saber o que é a empatia. Empatia é uma competência emocional que nos possibilita ver o mundo com sensibilidade “colocando-nos no lugar do outro”.

Uma pessoa empática consegue compreender os sentimentos alheios identificando o sentimento que sentiria caso vivesse uma situação parecida.

O que muita gente confunde quando se trata de empatia é que ela é algo muito mais profundo que apenas compreender uma situação. A empatia também é uma espécie de conexão que surge quando vivemos com o outro sem julgamentos, possibilitando que ele seja quem realmente é.

Outro mito envolvendo a empatia está na crença das pessoas de que ela é um sentimento, mas isso não é verdade. A empatia já é considerada um comportamento humano, portanto, ela pode ser aprendida e adquirida na vida de qualquer pessoa.

Tipos de empatia

Segundo os psicólogos Daniel Goleman e Paul Ekman, a empatia pode ser dividida em três tipos: a cognitiva, a emocional e a compassiva. Veja as diferenças de cada uma delas:

Empatia Cognitiva

Também conhecida como Tomada de Perspectiva, a Empatia Cognitiva está totalmente ligada à habilidade de compreender o que o outro sente e até o que ele pensa. Trata-se da preparação da mente para compreender a intelectualidade de outras pessoas.

Este tipo de empatia é muito estimulado na formação de líderes e de profissionais da área da comunicação.

Empatia Emocional

A Empatia Emocional (também conhecida como empatia afetiva) é a capacidade de sentir o mesmo que o outro está sentindo.

Existem relatos de pessoas que conseguem sentir a mesma dor que outra pessoa está sentindo; por isso, precisa ser muito bem trabalhada a fim de evitar que haja esgotamento psicológico.

Empatia Compassiva

Ultrapassando o “saber” e o “sentir”, a Empatia Compassiva está associada ao “fazer”. Uma pessoa empata compassiva não só entende os sentimentos e vivencia a dor ou o sentimento de outra pessoa, mas também se mobiliza para ajudá-lo.

Pessoas que lidam com esse tipo de empatia precisam estar atentas ao excesso de responsabilidade que geralmente abraçam.

Por que nos emocionamos ao assistir um filme?

Quando estamos assistindo a algum filme, as emoções são afloradas devido a um “bug” no nosso cérebro, já que ele não consegue diferenciar o que é um filme de o que é real.

O fenômeno que nos permite sentir emoções ao assistir a um filme ou a uma série acontece devido ao neurotransmissor [ocitocina]. De forma prática, a ocitocina possibilita que associemos a cena do filme com uma emoção que já conhecemos, como medo, alegria ou tristeza, por exemplo.

Quando os atores que estão representando o filme são realmente fantásticos, é muito mais fácil se emocionar ao assistir a história, já que mostram de modo muito convincente o que uma pessoa realmente sentiria naquela situação.

Já existem estudos que comprovam que pessoas que choram ao assistir um filme ou uma série são emocionalmente mais fortes, justamente por não terem medo de expressar seus sentimentos e por contarem com grande influência empática em suas ações.

E aí? Curtiu este conteúdo? Então não deixe de conferir o nosso Blog, lá você encontrará mais matérias tão interessantes quanto esta!

Fontes:

Um estudo neurocientífico afirma que as pessoas que choram vendo filmes são emocionalmente mais fortes – Incrível.club

O poder da empatia: como ela impacta a vida das pessoas? – Escola da Inteligência

Por que nos emocionamos assistindo filmes e séries? – Meon

Por que gostamos de séries e filmes que nos fazem chorar? – Cineclick

Posts Relacionados