Curiosidade infantil: qual é a importância de estimulá-la no aprendizado? 

Conheça os benefícios e os desafios de estimular a curiosidade infantil das crianças.

07 de dezembro de 2023
...

Quem já teve filhos ou convive com crianças já sabe que, quando elas chegam na fase do porquê, é preciso já estar preparado com as respostas. Isso acontece porque a curiosidade é uma característica do ser humano que surge já no início da vida.  

Segundo observações de especialistas, no primeiro ano de vida, a criança possui um processo de curiosidade apenas interior.  

Já na fase dos dois anos, a criança já começa a mostrar a sua curiosidade pelo mundo ao seu redor, já que percebe tudo à sua volta.  

Nesta matéria, você irá compreender por que e como essa curiosidade infantil pode ser estimulada durante a infância.  

A importância da fase dos porquês 

A importância da fase dos “por quês”

Como já falamos anteriormente, no segundo ano de vida, as crianças experimentam a famosa fase dos porquês, na qual a sua curiosidade e a sua motivação estão à flor da pele.  

Mesmo que algumas perguntas gerem um desconforto, é preciso compreender que elas são puramente curiosas e não mal-intencionadas.  

Essa fase precisa ser estimulada e receber informações coesas e verdadeiras já que, quando tiver consciência das mentiras contadas, a criança poderá buscar informações em fontes que não sejam tão confiáveis assim.  

Benefícios do estímulo da curiosidade infantil  

Benefícios do estímulo da curiosidade infantil

Quando a curiosidade infantil é bem estimulada, é possível notar os benefícios para o desenvolvimento pessoal a longo prazo. Confira a seguir, os principais deles. 

Desenvolvimento cognitivo  

Com o hábito de perguntar e entender as respostas, a criança desenvolve as suas habilidades cognitivas, como o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas e ter raciocínio lógico.  

Melhora do vocabulário

Ao compreender as respostas dos demais, a criança cria um portfólio de vocabulário e possibilidades de conversas. 

Maior criatividade 

Estimulando a curiosidade da criança, é possível que ela se torne mais inventiva, inovadora e observadora, o que possibilita que a criatividade se torne rotina no seu dia a dia.  

Conexão com o mundo 

Ao questionar as suas dúvidas e compreender as respostas, a criança começa a relacionar os seus conhecimentos com tudo à sua volta, criando relações entre objetos, pessoas e conceitos.  

Autoestima 

Quando as perguntas são respondidas com respeito, paciência e atenção, as crianças se sentem valorizadas e encorajas.  

Desenvolvimento social e emocional 

A curiosidade promove a interação social, de maneira geral, o que possibilita que o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais comecem a acontecer.  

Aprendizado ativo

A curiosidade é uma forma de aprendizado ativo, no qual as crianças estão motivadas a buscar conhecimento por conta própria, uma estratégia muito mais eficaz do que a aprendizagem passiva.  

Dicas de como estimular a curiosidade infantil 

Dicas de como estimular a curiosidade infantil

Para garantir que o desenvolvimento da criança seja ainda mais completo, é preciso estimular a curiosidade infantil desde muito cedo. Para facilitar o entendimento, separamos seis dicas que ajudam esse processo. 

1. Estimule o pensamento lógico 

A veracidade das respostas fornecidas às crianças é ideal para que o aprendizado seja ideal, mas nem sempre é preciso fornecer todas as informações da resposta.  

Antes de entregar a resposta de bandeja, explique a lógica por trás da resposta. Essa atitude ensinará a criança a investigar o fundamento por trás de cada uma das suas perguntas. 

2. Estimule a leitura 

Não adianta falar para a criança ler algum livro se você mesmo não dá o exemplo. Faça um esforço! Um hábito presenciado pela criança em seu meio familiar, com mais facilidade, se tornará um hábito da própria criança.  

3. Pratique atividades artísticas 

A arte requer sensibilidade, concentração e dedicação para acontecer – habilidades que são muito úteis para desenvolver ainda mais a curiosidade e a motivação de uma criança.  

Além disso, quando mostra os seus trabalhos artísticos para os demais e é parabenizada por isso, a criança acaba tendo uma ajuda extra para construir a sua autoestima.  

4. Cozinhe em família

Ao ensinar as crianças a cozinharem, é despertado nelas o hábito de comer saudável, preparar as suas refeições (com supervisão de adultos). Isso gera um senso de responsabilidade além de possibilitar mais autonomia e respeito com o próximo.  

5. Brinque ao ar livre 

Brincar ao ar livre possibilita que a criança aprenda coisas novas, memorize o que já foi aprendido, crie brincadeiras e ressignifique as experiências já vividas.  

Brincando de “faz de conta”, a curiosidade é estimulada e a criatividade também.  

6. Visite o Museu WEG 

Aqui no Museu WEG você encontra diversas atividades educativas e curiosidades em exposição – e não há nada melhor do que estimular a curiosidade com ainda mais curiosidades e diversões. 

Já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Lá você encontra diversas dicas e atividades para estimular ainda mais a curiosidade das crianças. 

Fontes: 

Curiosidade infantil: qual a sua importância no aprendizado e como estimulá-la? – Museu da Imaginação 

Como usar a curiosidade infantil a favor da aprendizagem? – Unisinos 

A curiosidade infantil e a descoberta do mundo – Trilha da Criança 

Posts Relacionados