Quem já teve filhos ou convive com crianças já sabe que, quando elas chegam na fase do porquê, é preciso já estar preparado com as respostas. Isso acontece porque a curiosidade é uma característica do ser humano que surge já no início da vida.
Segundo observações de especialistas, no primeiro ano de vida, a criança possui um processo de curiosidade apenas interior.
Já na fase dos dois anos, a criança já começa a mostrar a sua curiosidade pelo mundo ao seu redor, já que percebe tudo à sua volta.
Nesta matéria, você irá compreender por que e como essa curiosidade infantil pode ser estimulada durante a infância.
- Leia também: Aprenda brincando: Como resolver um cubo mágico?
A importância da fase dos porquês
Como já falamos anteriormente, no segundo ano de vida, as crianças experimentam a famosa fase dos porquês, na qual a sua curiosidade e a sua motivação estão à flor da pele.
Mesmo que algumas perguntas gerem um desconforto, é preciso compreender que elas são puramente curiosas e não mal-intencionadas.
Essa fase precisa ser estimulada e receber informações coesas e verdadeiras já que, quando tiver consciência das mentiras contadas, a criança poderá buscar informações em fontes que não sejam tão confiáveis assim.
- Leia também: Benefícios da robótica para as crianças
Benefícios do estímulo da curiosidade infantil
Quando a curiosidade infantil é bem estimulada, é possível notar os benefícios para o desenvolvimento pessoal a longo prazo. Confira a seguir, os principais deles.
Desenvolvimento cognitivo
Com o hábito de perguntar e entender as respostas, a criança desenvolve as suas habilidades cognitivas, como o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas e ter raciocínio lógico.
Melhora do vocabulário
Ao compreender as respostas dos demais, a criança cria um portfólio de vocabulário e possibilidades de conversas.
Maior criatividade
Estimulando a curiosidade da criança, é possível que ela se torne mais inventiva, inovadora e observadora, o que possibilita que a criatividade se torne rotina no seu dia a dia.
Conexão com o mundo
Ao questionar as suas dúvidas e compreender as respostas, a criança começa a relacionar os seus conhecimentos com tudo à sua volta, criando relações entre objetos, pessoas e conceitos.
Autoestima
Quando as perguntas são respondidas com respeito, paciência e atenção, as crianças se sentem valorizadas e encorajas.
Desenvolvimento social e emocional
A curiosidade promove a interação social, de maneira geral, o que possibilita que o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais comecem a acontecer.
Aprendizado ativo
A curiosidade é uma forma de aprendizado ativo, no qual as crianças estão motivadas a buscar conhecimento por conta própria, uma estratégia muito mais eficaz do que a aprendizagem passiva.
Dicas de como estimular a curiosidade infantil
Para garantir que o desenvolvimento da criança seja ainda mais completo, é preciso estimular a curiosidade infantil desde muito cedo. Para facilitar o entendimento, separamos seis dicas que ajudam esse processo.
1. Estimule o pensamento lógico
A veracidade das respostas fornecidas às crianças é ideal para que o aprendizado seja ideal, mas nem sempre é preciso fornecer todas as informações da resposta.
Antes de entregar a resposta de bandeja, explique a lógica por trás da resposta. Essa atitude ensinará a criança a investigar o fundamento por trás de cada uma das suas perguntas.
2. Estimule a leitura
Não adianta falar para a criança ler algum livro se você mesmo não dá o exemplo. Faça um esforço! Um hábito presenciado pela criança em seu meio familiar, com mais facilidade, se tornará um hábito da própria criança.
3. Pratique atividades artísticas
A arte requer sensibilidade, concentração e dedicação para acontecer – habilidades que são muito úteis para desenvolver ainda mais a curiosidade e a motivação de uma criança.
Além disso, quando mostra os seus trabalhos artísticos para os demais e é parabenizada por isso, a criança acaba tendo uma ajuda extra para construir a sua autoestima.
4. Cozinhe em família
Ao ensinar as crianças a cozinharem, é despertado nelas o hábito de comer saudável, preparar as suas refeições (com supervisão de adultos). Isso gera um senso de responsabilidade além de possibilitar mais autonomia e respeito com o próximo.
5. Brinque ao ar livre
Brincar ao ar livre possibilita que a criança aprenda coisas novas, memorize o que já foi aprendido, crie brincadeiras e ressignifique as experiências já vividas.
Brincando de “faz de conta”, a curiosidade é estimulada e a criatividade também.
6. Visite o Museu WEG
Aqui no Museu WEG você encontra diversas atividades educativas e curiosidades em exposição – e não há nada melhor do que estimular a curiosidade com ainda mais curiosidades e diversões.
Já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Lá você encontra diversas dicas e atividades para estimular ainda mais a curiosidade das crianças.
Fontes:
Como usar a curiosidade infantil a favor da aprendizagem? – Unisinos
A curiosidade infantil e a descoberta do mundo – Trilha da Criança