Você conhece gerador de Van de Graaff?

Um dos equipamentos que mais faz sucesso no Museu WEG, conhecido por dar pequenos choques é o gerador de Van de Graaff.

27 de abril de 2017
...

Um dos equipamentos que mais faz sucesso no Museu WEG de Ciência e Tecnologia é o gerador eletrostático. Aquele, conhecido por dar pequenos choques, lembra? Também chamado de Gerador Van de Graaff, é um importante aliado no aprendizado de física.

Assim como muitos inventos, este também leva o nome do seu criador. O físico e engenheiro mecânico Robert Jeminson Van de Graaff foi um entusiasta na área de física nuclear, com destaque para a criação do gerador eletrostático, em 1929.

Um dos princípios básicos de Van de Graaff, explica a capacidade da carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro. É por isso que quando uma pessoa leva um choque, por exemplo, você nunca deve encostar nela. A orientação é usar um isolante para puxar o indivíduo, porque caso tenha contato direto, você também recebe a carga elétrica.

Como funciona

O gerador é um sistema composto por uma esfera metálica, uma correia, que passa por duas polias e é ligada a um motor de alta tensão.

Quando acionado o motor, a correia faz atrito com a polia, gerando uma carga elétrica, que é transferida para a superfície interna do metal e então, distribuída para toda a superfície da esfera metálica. Por isso, ao encostar o dedo ou um objeto de metal na esfera, é possível perceber as descargas elétricas. O modelo tem capacidade de gerar até 10 milhões de eletrón-volts.

O gerador foi um percursor para criação de equipamentos semelhantes e mais modernos, mas com muita importância para a ciência.

Gerador_museu

Conheça na prática

Em algumas áreas da Física é necessário obter altas voltagens, para acelerar partículas atômicas eletrizadas, como prótons, elétrons, íons. Ao atingir grandes velocidades, essas partículas são lançadas para núcleos atômicos e provocam reações nucleares.

Quer viver na prática a experiência do gerador de Van de Graaff? Visite o Museu WEG e viva cada experimento de um jeito divertido e educativo. Saiba mais aqui.