Os novos selos em homenagem a cientistas brasileiros

Confira quais os cientistas serão impressos numa edição limitada de selos dos Correios.

06 de fevereiro de 2019
...

Se tem uma coisa que nos anima é ver cientistas sendo reconhecidos e homenageados. E a animação aumenta ainda mais quando descobrimos que eles são brasileiros! Por isso, não podemos deixar de destacar que Os Correios lançaram novos selos homenageando dois cientistas tupiniquins. Com uma tiragem de 360 mil selos e valor de R$ 1,85 cada, além de servirem como comprovação do pagamento do serviço postal, há quem compre para colecionar, você conhece algum colecionador? Conta pra ele!

 

Cesar Lattes

 Um dos cientistas é o físico Cesar Lattes, responsável pela descoberta do méson pi, uma partícula subatômica, que o levou ao Nobel de Física de 1950. No entanto, o prêmio foi injustamente concedido ao físico britânico Cecil Frank Powell, acredita? Sobre o acontecido, em entrevista ao Jornal da Unicamp, em 2001, Lattes disse:

“Sabe por que eu não ganhei o prêmio Nobel? Em Chacaltaya, quando descobrimos o méson-pi, se publicou: Lattes, Occhialini [Giuseppe Occhialini] e Powell [Cecil Powell, físico britânico que ganhou o Nobel em 1950 por fotografar os núcleos atômicos e pela descoberta do méson]. E o Powell, malandro, pegou o prêmio Nobel pra ele. Occhialini e eu entramos pelo cano. Ele era mais conhecido, tinha o trabalho da produção de pósitrons em 1933. Depois fui para a Universidade da Califórnia, onde foi inaugurado o sincrociclotron em 1946. Já era 1948 e estava produzindo mésons desde que entrou em funcionamento em 46, tinha energia mais que suficiente. Então, detectamos, Garden [Eugene Garden] e eu, o méson artificial, alimentando a presunção de retirar do empirismo todas as pesquisas que se relacionassem com a libertação da energia nuclear. Sabe por que não nos deram o Nobel? Garden estava com beriliose, por ter trabalhado na bomba atômica durante a Guerra, e o berílio tira a elasticidade dos pulmões. Morreu pouco depois e não se dá o prêmio Nobel para morto. Me tungaram duas vezes.”

Lattes teve um notável trabalho na física nuclear, e grande importância na constituição da estrutura administrativa científica brasileira. Em 1946 criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Também exerceu grande importância na criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O nome do físico batizou a plataforma Lattes, sistema utilizado para cadastrar os currículos de cientistas brasileiros.

 

Johanna Döbereiner

 A engenheira agrônoma Johanna Döbereiner, pioneira nos estudos de biologia do solo, é também homenageada com um selo. Apesar de nascida na República Checa, Johanna veio ao Brasil em 1948, após vários obstáculos enfrentados com os males da Segunda Guerra e pós-guerra, como perseguições. Foi no Brasil que ela aprendeu a fazer ciência. Cientista mulher e imigrante numa era extremamente machista e xenofóbica, ela se destacou e recebeu inúmeros prêmios. Sendo indicada ao Nobel de Química em 1997.

Em entrevista ao Jornal Globo em 1979, destacou:

“A gente veio como imigrante, sabendo que escolheu o Brasil como pátria e não para mudar nada. Eu sabia que estava sem pátria e vim aqui procurar uma nova pátria. Então vim com mentalidade positiva”.

 Uma das maiores contribuições de Johanna, foi o melhoramento da produção de soja com a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Seus estudos diminuíram nossa dependência de fertilizantes nitrogenados, propiciando-nos a produção de soja mais barata do mundo e fazendo uma produção mais ecologicamente sustentável.

Em entrevista à revista Veja, em 1996, Döbereiner disse que “na década de 60, ir contra a adubação química era quase um sacrilégio. Os fertilizantes estavam revolucionando a agricultura. Só muito tempo depois vi que nossas pesquisas não só permitiam uma produção mais barata como também mais ecológica, porque não poluía os rios nem o solo”.

 Gostou de descobrir um pouquinho mais sobre esses dois cientistas? Os dois selos são interligados por um elemento em comum: um átomo. As ilustrações buscam representar as contribuições dos dois para a ciência. Quer descobrir mais sobre o mundo da Ciência e Tecnologia? Acompanhe nossa página no Facebook.

 

Referência: Ciencianautas.com

Posts Relacionados