A invenção que revolucionou o mundo: conheça a história do primeiro automóvel

Hoje em dia, o carro é indispensável para os brasileiros. Seja os carros próprios, os ônibus, seja as viagens de…

Hoje em dia, o carro é indispensável para os brasileiros. Seja os carros próprios, os ônibus, seja as viagens de carros de aplicativos , você com certeza já andou por algum desses meios de transporte, e não é à toa. 

A praticidade dos automóveis para a rotina dos brasileiros facilita (e muito) o dia a dia de adolescentes, adultos e idosos. 

Mas você conhece a história do primeiro automóvel? Para descobri-la, continue a leitura. 

Como surgiu o automóvel?

O primeiro carro foi produzido em 1771 por Joseph Cugnot, era um trator movido a vapor. 

Esse “transporte sem uso de cavalos” foi revolucionário para a época, e, a partir dele, surgiram novas invenções, como foi o caso do grande projeto de Siegfried Marcus que, em 1870, criou o primeiro automóvel movido a combustão interna. 

Seguindo a invenção de Marcus, em 1884, Édouard Delamare-Deboutteville patenteou o segundo carro do mundo que possuía motor bicilíndrico, um automóvel que utilizava gás de petróleo e já tinha transmissão por correntes para as rodas traseiras. 

Durante janeiro de 1886, Karl Benz patenteou o primeiro modelo de um veículo com motor monocilíndrico movido a gasolina, o Motorwagen, considerado o primeiro carro moderno da história. Posteriormente, a empresa de Karl Benz se tornou a tão conhecida Mercedes-Benz.

Além dos nomes principais que foram citados, o automóvel recebeu diversas melhorias e aprimoramentos até alcançar o nível de complexidade que conhecemos. 

Alguns pesquisadores acreditam que o primeiro carro a ser comercializado tenha sido o Ford Model T., apresentado por Henry Ford em 1908. A ideia dele era possibilitar o transporte acessível (custando de US$ 260 a pouco mais de US$ 800), durável e de fácil manuseio.

Os principais acontecimentos automobilísticos no Brasil

Acredita-se que o primeiro carro a chegar ao Brasil tenha sido o Peugeot Typ 3, automóvel comprado pelo pioneiro na aviação, o brasileiro Alberto Santos Dumont, em 1891. 

Importado da Europa, ele parecia uma carruagem motorizada que contava com uma alavanca (que funcionava como os volantes de hoje) e dois bancos que ficavam um de frente para o outro. 

Em 1919, chega ao Brasil a primeira indústria automobilística, a Ford Motors Company, tendo evoluído rapidamente graças à demanda crescente de caminhões e veículos de tração mais potente. 

Já em 1945, com o estouro da Segunda Guerra Mundial, a produção passou a ser focada em carros militares que solucionassem a escassez de gasolina. Foi justamente nesse período que as metalúrgicas se tornaram ainda mais relevantes para a sociedade. 

Alguns anos depois, em 1957, surge o primeiro modelo brasileiro: a Kombi, produzida pela Volkswagen. Ela foi revolucionária não só por ter sido a primeira opção nacional, mas por combinar o transporte de cargas com o transporte de passageiros em um só veículo. 

Os veículos da atualidade

Mesmo que hoje os carros elétricos tenham vindo com tudo ao mercado, sua história é ainda mais antiga, tendo sido datado o primeiro carro elétrico em 1828, na Hungria, com a invenção do motor elétrico de Ányos Jedlik, por exemplo. 

Hoje, esse modelo de carro tem se tornado uma febre mundial. Além de serem uma opção inovadora, eles são a melhor opção para a redução de emissões de gases poluentes na atmosfera.

Com a popularização de um mundo cada vez mais sustentável e verde, acredita-se que, com o passar dos anos, nós vejamos ainda mais veículos elétricos rodando pelas ruas brasileiras. 

Os carros que dirigem sozinhos e com tecnologia smart já se tornaram realidade. Mas podemos ir bem mais longe na imaginação quando pensamos no futuro dos automóveis. 

Segundo apresentações que aconteceram no CES 2023, evento de tecnologia que aconteceu em Las Vegas, já estão sendo produzidos carros com tecnologia de mudança de cor, ou seja, uma lataria pintada com uma cor que muda de cor. 

O dono dessa grande mudança é o Sedã elétrico da BMW, o “i Vision Dee”, um automóvel que pode mudar sua aparência em até 32 cores diferentes. Além da tecnologia da pintura, ele conta com para-brisa de realidade aumentada e uma IA chamada Dee. 

Você já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Clique aqui e fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia e da ciência. 

Fontes:
Dia do Automóvel: 10 curiosidades sobre automóveis no Brasil – Revista Carro
Qual foi o primeiro carro do mundo? – Estadão Summit Mobilidade
Carro que muda de cor e mais: confira as novidades do setor automobilístico – Starse

Posts Relacionados