10 curiosidades sobre a voz humana

Neste conteúdo você irá descobrir 10 curiosidades sobre a voz humana. Acesse agora!

Sabe aquelas perguntas que simplesmente surgem na cabeça, mas que você nunca parou realmente para pesquisar a resposta?  Chegou a hora de você solucioná-las!

Neste conteúdo você irá descobrir 10 curiosidades sobre a voz humana. Continue a leitura para saber mais.

Principais curiosidades sobre a voz humana

Listamos abaixo as 10 principais curiosidades sobre a voz humana. Confira!

1 – Cada voz é única

Não importa quanto você treine ou faça aulas de canto, você jamais conseguirá reproduzir a exata voz de outra pessoa. Isso acontece porque a voz varia entre 50 e 3.400 Hz, sendo diversificada conforme as pregas vocais, os lábios, a língua e diversas outras partes do corpo.

Outro ponto importante é que, assim como não conseguimos reproduzir a voz de alguém, não existem gravações que sejam 100% fiéis ao som gravado originalmente.

2 – Qualquer um pode cantar

Claro, existem pessoas com um talento natural ao dominar sua voz, mas isso não limita o aprendizado de quem não tem o dom bruto do canto. Como qualquer instrumento, com treino e dedicação é possível, sim, que você aprenda a dominar sua a voz e cantar de maneira afinada.

Se você perceber, cantores vão evoluindo o seu nível de canto, alcança técnicas mais elaboradas e controlando melhor a sua respiração gradativamente o. Isso tudo é resultado de estudo e prática.

3 – Todo mundo odeia a própria voz

Essa curiosidade, provavelmente, você pensou ser uma exclusividade sua, né?

Mas, de forma geral, a maioria das pessoas realmente odeia o som da própria voz. Isso acontece porque a voz ressoa e vibra dentro de toda a nossa cabeça quando falamos, ou seja, nós não a ouvimos como ela realmente é.

É justamente por isso que quando gravamos um áudio no WhatsApp e o ouvimos, percebemos que nossa voz está mais aguda e alta que o que pensamos ter ouvido ao falar.

4 – Dá de perceber a atração pela voz

Você não leu errado, a sua voz entrega quando você está gostando de alguém!

Geralmente quando existe algum sentimento de afinidade entre as pessoas, a voz adquire uma personalidade diferenciada. Tanto para homens quanto para mulheres, o maior indicador de atração está na tonalidade da voz: já que uma pessoa apaixonada tende a falar em tom mais baixo.

5 – Voz grave realmente é mais sedutora

Quem é que nunca viu um filme de romance onde o galã força a voz para deixá-la mais grave? Ou nunca se sentiu levemente interessado por uma pessoa que tinha naturalmente esta característica vocal?

Não tem um significado místico ou algo assim, a realidade é que pessoas com voz grave tendem a serem associadas a sentimentos de competência, força física e integridade.

6 – A mudança de voz tem a ver com a laringe

Sabe quando os adolescentes começam a mudar de voz? Isso acontece porque, antes da puberdade, a laringe dos meninos é menor e as cordas vocais são pequenas e finas. Após a puberdade, a laringe cresce e, conseguintemente, as cordas vocais crescem e engrossam, o que faz a voz ficar mais grossa.

Uma mudança bem mais evidente nos meninos que nas meninas. É justamente devido a esta mudança drástica e rápida que alguns meninos têm o famoso “desafinar” da voz ao falar.

7 – Cigarro altera a voz

O cigarro causa diversos problemas na vida de uma pessoa, como o câncer de garganta e dos pulmões, mas isso não é novidade para ninguém.

O que vale a pena ser mencionado é que pessoas que fumam com grande frequência tendem a ter voz mais grossa e rouca devido à inflamação nas cordas vocais.

Ao tragar o cigarro, todas as suas substâncias vão direto para a nossa garganta e, consequentemente, para nossas cordas vocais.

Justamente por isso, a inflamação causada pelo cigarro gera uma espécie de edema (ou acúmulo de muco) que transforma a voz aos poucos. Esta mudança é mais fácil de perceber principalmente nas mulheres, já que possuem cordas vocais mais finas.

8 – Falar na frente do ventilador distribuí a voz em várias direções

Quem nunca falou na frente do ventilador que atire a primeira pedra! Já parou para perceber que quando fazemos isso nossa voz adquire um tom mais “mecanizada” e ao estilo Darth Vader?

Isso acontece porque o ventilador corta as ondas sonoras criadas pela vibração das cordas vocais.

OBS: A gente sabe que você está pensando em ligar o ventilador só para testar…

9 – A voz muda conforme nossas emoções

Sabe aquela frase “pelo tom, já sei que está bravo”? Isso acontece porque, como qualquer outra reação metabólica do nosso corpo, ao sermos atingidos por emoções, acabamos sofrendo alterações significativas no nosso corpo físico, como é o caso das cordas vocais.

10 – Disfonia pode ser causada por postura corporal

Parece besteira, mas é 100% verdade! Falta de postura ou acidentes que afetam a forma óssea, podem, sim, causar disfonia vocal. Isso acontece porque a projeção da voz se deve a um conjunto de várias partes do corpo.

Quando você desalinha algum destes órgãos principais para a emissão da voz, alterações importantes podem acontecer.

Curtiu essa matéria? Se você gosta de ficar por dentro de novidades tão interessantes como estas, não esqueça de conferir o Blog e seguir o Museu WEG nas redes sociais. Assim, você não perde nenhuma matéria nova que será lançada por aqui!

Fontes:

9 fatos curiosos sobre sua voz – Revista Arco

10 fatos incríveis sobre a voz humana – Fatos Desconhecidos

O que acontece quando falamos pelo ventilador? – Recanto do dragão

Mudança de voz no adolescentes – Instituto Pensi

Cigarro pode provocar alterações na voz e perda óssea nos dentes – ACT

Posts Relacionados