Os 10 museus mais visitados do mundo em 2021

A arte e a história garantem anualmente milhões de visitantes ao redor do mundo. Confira os 10 museus mais visitados do mundo em 2021!

Entrando no clima da 20ª Semana Nacional de Museus, nada melhor que viajar pelos maiores e mais visitados museus de todo o mundo. Devido ao Covid-19, muitos museus fecharam suas portas por vários dias e, quando abertos, atendiam um limitado número de pessoas por vez.

Mesmo assim, a sede por história e conhecimento se manteve nos turistas, contabilizando milhões e mais milhões de visitas ao redor do mundo. Confira os 10 museus mais visitados do mundo em 2021.

Confira os 10 museus mais visitados do mundo 2021

A arte e a história andam juntas e registram os períodos mais importantes da vida humana, enquanto os museus são responsáveis por preservar ambos. Listamos abaixo os museus mais visitados do mundo, confira:

10. Centro Pompidou, Paris

Conhecido por ter uma das melhores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo, o Centro Pompidou levou o 10º lugar no pódio de museus mais visitados do mundo em 2021.

Dono de uma obra pioneira da arquitetura contemporânea, esse museu chama a atenção por garantir um contraste gritante em meio à paisagem cinza, já que contém tubos no exterior do museu que são pintados e coloridos.

9. Galeria Estatal Tretiakov, Moscou

Esse museu conta com mais de 170 mil trabalhos expostos, tendo obras datadas do século XI. Conta com 62 salas distribuídas em dois andares em um prédio no centro de Moscou. A galeria estatal Tretiakov tem como foco a preservação da arte nacional Russa.

Além das obras incríveis, o museu também conta com um café bem aconchegante, repleto de pratos da culinária russa.

8. Museus Vaticanos, Cidade do Vaticano

Uns dos museus mais antigos do mundo, os Museus do Vaticano são a verdadeira viagem para o passado, nesses museus você encontra artes egípcias, gregas, romanas e etruscas, contando com tapeçarias, mapas, cerâmicas e muitos outros tesouros.

São nesses museus que se pode encontrar obras primas de grande nome, como quadros de Raphael, Leonardo, Michelangelo, Giotto, Caravaggio, Van Gogh e Matisse. Para visitar esses museus, você precisa reservar sua entrada com antecedência.

7. Museu Rainha Sofia, Madri

O Museu Rainha Sofia é um dos mais importantes museus de arte contemporânea espanhola, contendo obras de Picasso, Salvador Dalí e Joan Miró.

Além de estar localizado no antigo hospital, o Museu Rainha Sofia utiliza o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal (no Parque do Retiro) para fazer exposições temporárias.

6. Museu Hermitage, São Petersburgo

Utilizado na gravação de diversos filmes, o local onde o Museu Hermitage se encontra é de tirar o fôlego.

Possui um acervo rico e vasto, com cerca de 3 milhões de obras distribuídos em seis magníficos palácios. Conta com obras de Rembrandt, Hals, Veronese, Van Dyck e muitos outros.

5. Galeria Nacional de Arte, Washington

Chegando ao top 5 dos museus mais visitados do mundo em 2021, encontra-se o museu Galeria Nacional de Arte em Washington. Esse museu conta com um acervo de mais de 110 mil obras, envolvendo pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografias.

No museu Galeria Nacional de Arte é possível encontrar obras de El Greco, Rembrandt, Leonardo da Vinci e entre outros.

4. Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque

Mais um museu de renome mundial nos Estados Unidos, o Museu Metropolitano de Arte recebe mais de 6 milhões de visitas por ano. Inaugurado no século XIX, o museu conta com mais de 2 milhões de obras, incluindo pinturas de Monet, Cézanne e Rembrandt.

3. Museu de Arte Multimídia, Moscou

O Museu de Arte Multimídia em Moscou, foi o primeiro museu russo a focar na arte da fotografia e teve como objetivo familiarizar o público russo com a arte contemporânea, incluindo tecnologias multimídia.

Atualmente, o museu conta com um acervo de mais de 1.300 exposições na Rússia e no exterior.

2. Museu Estatal da Rússia, São Petersburgo

Em segundo lugar no pódio de museus mais visitados no mundo em 2021, encontra-se o Museu Estatal da Rússia, inaugurado pelo czar Nicolau II (em 1898). Atualmente, o museu conta com mais de 400.000 peças da arte russa, datadas do século XI em diante.

1.Louvre, Paris

O ganhador do 1º lugar de museus mais visitados no mundo continua sendo o museu Louvre, em Paris. Conta com coleções da monarquia francesa, tendo cerca de 300.000 obras que antecedem o ano de 1948, das quais apenas 35.000 estão em exposição.

É no museu Louvre que se encontra algumas das obras mais procuradas do mundo, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci e a Vênus de Milo, da Antiga Grécia, por exemplo.

Sabia que você pode conhecer algumas instituições culturais mais importantes do mundo e fazer passeios virtuais sem sair de casa? Clique aqui e saiba como.

Confira também as curiosidades sobre os museus brasileiros que têm importância mundial.