Museu WEG na 15ª Primavera dos Museus



A Primavera dos Museus chegou!

A Primavera dos Museus é um evento anual que acontece em conjunto entre as instituições museológicas de todo o país e o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. É uma oportunidade ímpar para que os museus se aproximem da comunidade, estreitando laços sociais, culturais e afetivos.

Durante o evento, museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país criam atividades que proporcionam reflexão, troca de experiências e discussões em torno de temas específicos.

Neste ano, o evento será realizado de 20 a 26 de setembro e abordará o tema “Museus: perdas e recomeços”.

Visando atividades virtuais devido à pandemia da COVID-19, o Museu WEG preparou uma programação especial para a nova edição do Primavera dos Museus.

Programação do Museu WEG na 15ª Primavera dos Museus

Para o evento, o Museu WEG fará lives juntamente com outras instituições. Serão elas: Museu Catavento, Museu da PUC (RS), MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins, Museu da Cana e Museu Casa da Memória Italiana. 

O bate-papo entre os museus leva a hashtag #DeMuseusParaMuseus.

Além disso, haverá o lançamento do curso EAD de Capacitação de Professores. O curso tem como objetivo apresentar aos professores as ações educacionais desenvolvidas no Museu WEG, para que o museu possa se tornar uma extensão da sala de aula. 

Confira a programação: 

1) Lançamento da Capacitação de Professores 

Data: 20/09 

Local: Facebook, Instagram e blog do Museu WEG

Inscreva-se aqui! 

2) Live com participação do Museu Catavento (SP) 

A Live contará com a participação da Assessora do Educativo do Museu Catavento, Ana Rita C. Lima, graduada em História e em Administração de Empresas, com especialização em finanças e que já atuou em empresas de médio e grande porte.

Data: 22/09

Horário: 15h

Local: Instagram do Museu WEG

3) Live com a participação da PUC (RS)

A Coordenadora de Projetos Museológicos do Museu de Ciências e Tecnologia PUCRS, Simone Flores Monteiro, participará desta live rica em informações e conhecimento.

Data: 22/09

Horário: 19h

Local: Instagram do Museu WEG

4) Live com participação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ) 

Douglas Falcão, Presidente da Associação de Centros de Museus de Ciência (ABCMC), marcará presença nesta live e compartilhará um pouco da sua vasta experiência na área da Educação em Ciência e Tecnologia. Douglas possui licenciatura em Física, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela University of Reading. É Tecnologista sênior do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), já ocupou o cargo de Coordenador de Educação em Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Foi diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do MCTI. 

Data: 23/09  

Horário: 15h

Local: Instagram do Museu WEG

5) Live com participação do Museu da Cana e Museu Casa da Memória Italiana

A live terá a participação de três grandes profissionais. São eles: Leila Heck, Gestora do Museu da Cana, com formação em Comunicação Social e MBA em Gestão de Museus; Alice Registro Fonseca, Gestora do Museu Casa da Memória Italiana, mestre em Artes e com MBA em Gestão de Museu; e Clark dos Santos Alves, Orientador Educacional no Museu da Cana, Historiador e Técnico de Conservação e Restauro.

Data: 24/09  

Horário: 15h

Local: Instagram do Museu WEG

Todas as lives terão a mediação da Coordenadora do setor educativo do Museu WEG, Patrícia Tatiane Schubert.

Siga as redes sociais do Museu WEG: Instagram | Facebook 

Conheça mais sobre a Primavera dos Museus: eventos.museus.gov.br