Hoje é o Dia Internacional dos Museus e nada melhor do que celebrar esta data super importante falando sobre museologia. E se tem uma ciência que a gente domina (além da física, obviamente) é essa aí.
É isso mesmo, existe uma ciência dedicada ao estudo e à prática da conservação, da interpretação e da apresentação do patrimônio cultural e natural de um povo.
A museologia não é só super importante para permitir uma viagem ao passado, pois ela também é uma janela para o futuro.
Mas o que é a museologia e como ela impacta a sociedade?
Bora conferir!
- Leia também: Os 10 museus mais visitados do mundo em 2021
O que é Museologia?
Os museus surgiram da conscientização do Homem sobre o seu patrimônio natural e cultural com as primeiras instituições, os gabinetes de curiosidades, aparecendo entre os séculos XV e XVI.
De modo resumido, desde a metade do século XX, a museologia é a ciência dedicada ao estudo dos museus, tendo como principal foco a sua organização e o seu funcionamento. A evolução da Museologia também inclui o uso de tecnologias modernas.
O grande foco aqui é relacionar objetos, coleções e exposições dentro de um contexto cultural e social (como nós que tratamos da história da WEG e do mundo da ciência e da tecnologia).
Segundo Rosalind Krauss, a museologia incorpora o termo “campo expandido”. Em seu artigo, fala sobre a evolução do conceito de escultura, caminhando a uma prática mais flexível e abrangente.
Na Museologia, este conceito abarca a incorporação de ideias da Nova Museologia e a fusão com diversas ciências, já que ela é literalmente reconhecida como uma das ciências humanas, mesmo enfrentando desafios de precisão terminológica (ou seja, apresentar termos corretos sobre cada coleção exposta) e buscando [ainda] maior reconhecimento.
- Leia também: O que faz um museólogo?
Qual é a importância da Museologia?
Muito além da sua função de preservação e exposição, a Museologia preserva a história e a cultura.
É graças à Museologia que é possível entender o presente a partir do passado, é como poder ver a história e ligá-la com o presente e com as possibilidades do futuro.
Através da história, podemos aprender sobre os nossos erros como humanidade e evoluir.
A Museologia funciona como um guardião da sabedoria antiga, ajudando as pessoas a compreenderem a formação cultural e identitária da sociedade.
- Leia também: Conheça os museus mais antigos do Brasil e do mundo
O impacto na sociedade
A Museologia é uma ciência que explora a relação do homem com a sua realidade, refletindo a evolução dessa interação para gerar a compreensão da nossa história e da nossa evolução.
Conforme o tempo foi passando, as civilizações também foram evoluindo, aumentando a importância da Museologia.
É graças à Museologia que hoje temos museus de diversas áreas como história, arte, ciência (olha nós aqui!) e muitos outros. É um grande movimento para preservar os antigos conhecimentos e dar inspiração aos que ainda virão.
Visitar museus mais do que uma experiência enriquecedora, é um ato de reconhecimento da relevância da nossa herança cultural.
- Leia também: Como surgiu o primeiro Museu?
Curtiu esta matéria? Então você vai curtir ainda mais visitar a gente! Venha vivenciar as nossas atrações e tirar a conclusão sobre o quão incrível é a nossa exposição. Podemos contar com a sua visita? Estamos ansiosos para conhecer você!