Todo ano, em dezembro, as árvores de Natal tomam conta das cidades, das casas e até dos centros comerciais, e são árvores de todos os tipos: pinheirinhos de verdade, artificiais e até mesmo uma junção de objetos que criam a forma triangular dos pinheiros. Cidades pelo mundo criam árvores de Natal gigantescas com muitas luzes e enfeites. Hoje, veremos algumas curiosidades sobre elas.
Árvore flutuante no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro já foi palco da maior árvore de Natal flutuante do mundo. Localizada na Lagoa Rodrigo de Freitas, ela possui mais de 70 metros de altura e é enfeitada com o brilho de 900 mil lâmpadas coloridas de led.

Uma árvore de Natal de verdade em Nova York
A árvore de Natal montada no Rockefeller Center é um clássico de Nova York, sendo colocada no mesmo lugar desde 1933. É um dos símbolos de Natal mais conhecidos do mundo. É aos pés dela, por exemplo, que o personagem de Macaulay Culkin reencontra a mãe no clássico natalino “Esqueceram de Mim 2”.
O interessante sobre esta árvore é que se trata de uma árvore de verdade, geralmente com cerca de 30 metros de altura. Há uma pessoa responsável em procurar enormes pinheiros durante todo o ano em cidades como Connecticut, Vermont, Ohio, Nova York e New Jersey. Assim que a árvore é escolhida, ela é transportada para o Rockefeller Center por meio de um guindaste.
Desde 2007, a instalação da famosa árvore toma medidas mais sustentáveis com luzes em LED alimentadas por painéis solares. Inclusive, clique aqui se você quiser saber como economizar energia na sua casa durante o Natal. 🙂

A maior árvore de Natal do mundo
Reconhecida desde 1991 pelo Guinness Book of Records como a maior árvore de Natal do mundo, a árvore de Natal da cidade de Gubbio, aos pés do Monte Ingino, no centro da Itália, leva cerca de quatro meses para ser montada.
A árvore natalina possui 750 metros de altura, 350 metros de largura e se estende por uma área que corresponde a pouco menos de 30 campos de futebol. Só a estrela cadente, localizada no topo, tem cerca de mil metros. Os 950 pontos de iluminação estão ligados a 7.500 metros de cabos elétricos ligados a 1.350 plugues. Toda a árvore é alimentada por luzes de baixo consumo que usam apenas 35 Kw. Ao todo, são 250 luzes amarelas utilizadas no topo, 300 para criar a imagem da árvore e 400 coloridas para preencher a decoração. Por falar em tanta luz, você sabe como funciona o pisca-pisca?

Criatividade e sustentabilidade em árvores de Natal
Não podemos deixar de falar sobre a grandiosidade das ideias espalhadas pelo mundo. Existem árvores de Natal feitas de pneus, garrafas pets, caixotes de madeira e diversos outros materiais reutilizados. Veja alguns exemplos:
A árvore abaixo possui 21 metros de altura e foi instalada em Salvador, Bahia. A novidade é que ela foi construída com 22 mil garrafas pet. Foi usada uma série de lacres para prender um recipiente ao outro. As bolas coloridas foram feitas com tesouras e tintas.

Lindíssimas, não é mesmo? A tradição de árvores de Natal vive há muitos anos, e amamos ver a evolução de um dos símbolos mais populares das celebrações natalinas. Você é do time das árvores gigantescas ou prefere algo mais basiquinho?
Continue no blog e leia também sobre as maiores rodas-gigantes do mundo.
Posts Relacionados
12 de novembro de 2025
Sistemas de governo do Brasil: uma linha do tempo até a Proclamação da República
22 de outubro de 2025
Por que sentimos medo? A ciência por trás das nossas reações
08 de outubro de 2025
5 dicas para proteger crianças na internet: guia prático para pais e educadores
23 de setembro de 2025
Adaptação do corpo humano: como sobrevivemos a situações extremas
12 de agosto de 2025
10 temas que podem cair na redação do ENEM 2025
29 de julho de 2025
5 descobertas da ciência dignas do Prêmio Nobel, que talvez você ainda não conheça
17 de julho de 2025
IA na educação: como a inteligência artificial está chegando à escola
09 de julho de 2025
A história por trás dos objetos do Museu WEG
12 de junho de 2025
Amor na ciência: conheça os casais de cientistas que entraram para a história
20 de maio de 2025
Conheça três descobertas científicas realizadas em cidades onde há parques fabris da WEG
14 de maio de 2025
A eletricidade do cérebro poderia acender uma lâmpada? Veja o que a ciência diz!
16 de abril de 2025
Por que sonhamos? A ciência explica!
08 de abril de 2025
Como a velocidade da luz foi medida pela primeira vez?
12 de março de 2025
Áudio Binaural: conheça a técnica que transforma experiências sonoras
11 de fevereiro de 2025
5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2025
23 de janeiro de 2025
Como era ser criança na pré-história?
14 de janeiro de 2025
Quem foi César Lattes? Conheça a história do físico brasileiro
18 de dezembro de 2024
Natal no mundo: descubra como esses dez países celebram a festa
13 de novembro de 2024
A física de Star Wars: Quanta ciência existe nos filmes da saga?
06 de novembro de 2024
