Já pensou em unir núcleos de um átomo e criar um núcleo ainda maior e mais estável? Esse é o princípio da Fusão Nuclear, que funde dois núcleos atômicos em um! Essa energia é tão poderosa que dá vida às estrelas, como é o caso do nosso Sol.
Agora imagine toda a energia do Sol sendo produzida aqui na Terra.
Cientistas da Califórnia descobriram uma forma de produzir energia limpa por meio da Fusão Nuclear, que vem sendo chamado de Santo Graal da produção energética mundial.
Quer saber mais sobre a invenção que irá revolucionar o mundo da geração de energia limpa? Então primeiro vamos aprender o que é Fusão Nuclear e alguns conceitos básicos sobre ela.

O que é Fusão Nuclear?
A fusão nuclear é uma união de dois núcleos atômicos através de uma colisão.
Mas, para acontecer uma fusão de átomos, é preciso haver uma energia cinética muito forte para que ela ultrapasse a repulsão natural desses núcleos.
Quer um exemplo real de fusão nuclear? Então observe o nosso Sol (não olhe para ele diretamente, só estude sobre, viu?).
A energia gerada e liberada pelo Sol é milhões de vezes mais forte que uma reação química comum. Justamente por isso, muitos cientistas já vinham procurando um meio de utilizar essa energia para produzir uma alternativa limpa para a sociedade, reduzindo assim a poluição energética no mundo.
Antes de falarmos sobre essa tão inovadora descoberta, você sabe a diferença entre Fusão e Fissão Nuclear? Vamos falar sobre isso a seguir.
- Leia também: O que é física quântica?

Fusão Nuclear VS Fissão Nuclear
A fissão nuclear é atualmente utilizada na geração de energia de usinas elétricas, porém, diferente da fusão nuclear, ela não é nada limpa. A fissão nuclear é tão poluente que gera resíduos que podem durar por toda a eternidade.
- Leia também: Como funcionam as usinas nucleares?
Mas, por que inventaram isso? Porque, na natureza, quando um átomo de urânio (um átomo pesado) entra em processo de fissão, ele libera um nêutron que gira e vai atingindo outros átomos de urânio. Em outras palavras, acontece um efeito bola de neve.
Porém, em uma usina, esse processo libera muito calor, fervendo a água para que seu vapor gire uma turbina, liberando contaminação radioativa para o meio ambiente.
Já a geração de energia através da fusão nuclear poluiria bem menos o meio ambiente, já que ela acontece através da junção de átomos leves. Diferente da fissão nuclear, a fusão produz muito mais energia e descarta pequenas quantidades de resíduos radioativos de curta duração.
O mais legal do processo de fusão nuclear está no fato de que ele não produz gases de efeito estufa, e não prejudica o clima do planeta. Para haver uma fusão nuclear, é preciso contar com alta pressão e temperatura.
O Santo Graal da energia limpa
Cientistas da Califórnia desenvolveram recentemente um reator de fusão nuclear que gera mais energia do que a gasta, o que ainda não era uma realidade.
Essa invenção não só acelerou as pesquisas sobre o assunto como, também, possibilitou que a energia gerada por fusão nuclear pudesse ser uma alternativa de energia limpa para o planeta. Mas, esse reator ainda está sendo aperfeiçoado, já que, por enquanto, só conseguiu gerar energia suficiente para ligar uma televisão.
Os cientistas descobriram que se colocassem uma pequena quantidade de hidrogênio em um grão de pimenta e usassem um laser de 192 feixes para aquecê-lo, seria possível aquecer a pequena cápsula em até 100 milhões de graus Celsius, uma temperatura que ultrapassa o centro do Sol.
A descoberta é extremamente importante para o mundo científico e, possivelmente, estamos caminhando para ainda mais perto de um mundo movido a energia limpa. Mas vale lembrar que estamos falando de um experimento que custou bilhões de dólares e que ainda está sendo aperfeiçoado, sem data para ser lançado até o momento.
Já está seguindo o Museu WEG no Instagram? Lá você fica por dentro de todos os novos conteúdos que saem por aqui. Você também pode acessar o Blog do Museu WEG para conferir mais matérias interessantes como esta!
Fonte:
Fusão nuclear: como cientistas alcançaram ‘Santo Graal’ da energia limpa – BBC News Brasil
Qual a diferença entre fusão e fissão nuclear? – Olhar Digital
Posts Relacionados

Museu WEG recebe exposição itinerante do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul

Revolução Científica do século XVII: explorando as transformações de Galileu

Hidrostática: entenda os princípios de Pascal e Arquimedes e o teorema de Stevin

ChatGPT na educação: entenda quais são as possibilidades e os impactos dessa IA

Conheça 5 canais de ciência para se inscrever no YouTube

A invenção que revolucionou o mundo: conheça a história do primeiro automóvel

Como surgiu o primeiro Museu?

Dia da Literatura Brasileira: conheça 6 autores que fizeram história

Quais são as 3 Leis de Kepler?

Fenômenos Ondulatórios: Entenda o que são e quais os tipos existentes

Conheça 5 dinossauros do Brasil!

Dia Mundial do Combate ao Câncer: estamos perto da cura do câncer?

Relógio Solar digital: conheça o relógio solar que possui display digital

O que diz a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein?

Hipátia de Alexandria: a mãe das cientistas

A Ciência Explica: Por que rimos?

Quem inventou o submarino e como eles conseguem ficar debaixo d’água?

O que é a Teoria da Evolução de Charles Darwin?

O que é Energia Mecânica e quais são seus principais fundamentos?
