Entramos em contato com a água durante o nosso dia a dia, mas quase nunca nos perguntamos como surgiu a água ou como ela veio parar aqui.
Se você também tem curiosidade de saber de onde veio a água, então este conteúdo é para você.
Chega a ser difícil de imaginar que o planeta Terra, que possui 70% de seu espaço composto por água, recebeu a água e não a criou.
Segundo a Nasa, a história da água envolve o planeta em um contexto muito maior, estendendo-se ao Universo, já que nós não somos o único planeta oceânico do Sistema Solar.
Neste conteúdo, você irá encontrar as teorias mais aceitas pela ciência sobre o surgimento da água entender a sua relação com o sistema solar.
- Leia também: Como surgem as nascentes de água?
Se a água não surgiu aqui, de onde ela veio?

Definitivamente, a origem da água está na química que aprendemos na escola, em que uma molécula de água corresponde à junção de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio (H²O).
O planeta Terra, na sua juventude, era muito quente, tão quente que se tornava impossível conter água sólida ou líquida na sua superfície – diferente de Marte, onde continha muita água líquida na sua superfície.
Segundo uma matéria da National Grographics Brasil, “o hidrogênio nasceu no Big Bang, enquanto o oxigênio é abundante nos núcleos de estrelas mais massivas do que o Sol”.
Mesmo assim, os marcadores químicos da água dos oceanos sugerem que grande parte da água do nosso planeta tenha vindo de asteroides e cometas que colidiram com a Terra no passado.
Essa teoria vem da colisão de uma rocha espacial com a cidade de Winchcombe na Inglaterra. Essa rocha gerou mais de meio quilo de detritos escuros em jardins, calçadas e campos.
Depois de analisar esses detritos, descobriu-se que a rocha continha um tipo de líquido similar na sua composição à água encontrada nos nossos oceanos.
Mas, se a água veio de colisões e foi passando por todo canto até chegar aqui, onde mais é possível encontrar água no Sistema Solar?
- Leia também: Dia Mundial da Água — água potável é um direito humano.
Água no Sistema Solar

Segundo a Nasa, acredita-se que o primeiro planeta a ser um mundo oceânico no Sistema Solar pode ter sido Vênus que, como não possui um campo magnético, acaba tendo uma atmosfera muito fraca.
Devido a isso, acredita-se que o planeta tenha sofrido um forte efeito estufa, o que ferveu toda a sua água e a espalhou pelo espaço.
Em Marte, é possível encontrar água congelada e, em estações mais quentes do planeta, é visto córregos de águas lamacentas descendo algumas encostas marcianas – evidenciando que tem água em Marte também.
Mas e as famosas luas de Júpiter que deram o que falar no mundo da ciência nos últimos tempos? Nomeadas Europa e Ginimedes, têm recebido grande atenção por possuírem possíveis oceanos de água salgada por baixo das suas crostas frias.
Também já foram encontrados indícios de que os oceanos subterrâneos nas luas de Saturno, Encélado e Titã, que potencialmente abrigam organismos vivos – o que sugere a possibilidade de vida além do planeta Terra.
- Leia também: Preservação da água da chuva: captando essa ideia!
A relação entre a água e o Sistema Solar

Como a gente já falou por aqui, a água veio de fora do planeta Terra e, devido a essa teoria, a água terrestre também deu palco para que a sua história se entrelaçasse com a do Sistema Solar.
Todas as águas encontradas no nosso sistema proveem de uma fonte compartilhada – a que ela veio para cá, provavelmente, de cometas, luas distantes ou mares marcianos antigos.
Segundo um estudo astronômico publicado recentemente na revista Nature, é possível que a água no Sistema Solar possa ser mais antiga inclusive que o nosso próprio Sol, tendo sido originada no espaço interestelar.
A pesquisa teve como objetivo analisar a composição da água em torno de uma protoestrela localizada a cerca de 1.300 anos-luz da Terra (a V883 Orions).
Essa protoestrela está envolva em um disco formado por poeira e gás que, durante os milhões de anos de história, vem formando cometas, asteroides e planetas. Mas o mais fascinante é que nesse disco também foi encontrada água gasosa.
Essa pesquisa possibilitou a confirmação de que a água dos sistemas planetários se originou bilhões de anos antes do nosso Sol nascer e foi herdada por cometas.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o Blog do Museu WEG e encontrar mais assuntos focados na ciência dos planetas e do espaço.
Não se esqueça de seguir o Museu WEG no Instagram, assim você sempre será avisado quando novas matérias forem publicadas por aqui!
- Leia também: Novo estado da água descoberto pode aumentar a chance de encontrar vida em outros planetas.
Fontes:
A fascinante história da água no Sistema Solar e no Universo – Galileu
Descubra qual é a origem da água – eCycle
Água da Terra pode ser mais antiga que o Sol, diz novo estudo astronômico – National Geographic
Posts Relacionados
22 de outubro de 2025
Por que sentimos medo? A ciência por trás das nossas reações
29 de julho de 2025
5 descobertas da ciência dignas do Prêmio Nobel, que talvez você ainda não conheça
17 de julho de 2025
IA na educação: como a inteligência artificial está chegando à escola
12 de junho de 2025
Amor na ciência: conheça os casais de cientistas que entraram para a história
20 de maio de 2025
Conheça três descobertas científicas realizadas em cidades onde há parques fabris da WEG
14 de maio de 2025
A eletricidade do cérebro poderia acender uma lâmpada? Veja o que a ciência diz!
16 de abril de 2025
Por que sonhamos? A ciência explica!
08 de abril de 2025
Como a velocidade da luz foi medida pela primeira vez?
21 de março de 2025
MicroRNAs e Regulação Genética: a revolução científica do Prêmio Nobel 2024
12 de março de 2025
Áudio Binaural: conheça a técnica que transforma experiências sonoras
14 de janeiro de 2025
Quem foi César Lattes? Conheça a história do físico brasileiro
10 de dezembro de 2024
Nobel de Química 2024: saiba como o superlaboratório no interior de SP contribuiu para o prêmio
13 de novembro de 2024
A física de Star Wars: Quanta ciência existe nos filmes da saga?
06 de novembro de 2024
Alfred Nobel: Quem foi o inventor que dá nome à premiação de ciência
14 de outubro de 2024
Bóson de Higgs: O que é essa descoberta de Peter Higgs?
24 de junho de 2024
Cartografia: conheça a arte de confeccionar mapas
12 de junho de 2024
Diferença entre amor e paixão segundo a ciência
12 de maio de 2024
4 fatos científicos sobre a maternidade
10 de abril de 2024
“Breves respostas para grandes questões”, descubra como tudo começou segundo Stephen Hawking
11 de março de 2024
