Você sabia que o Museu WEG está instalado no mesmo prédio que abrigou a primeira sede da empresa? Visitar o museu é retornar às suas raízes e descobrir muitas curiosidades. Neste 16 de setembro festejamos nossos 15 anos. Mas a nossa história começa bem antes disso, lá em 1982.
Foi quando o diretor superintendente da Eletromotores WEG S/A, Vicente Donini, durante a convenção anual de representantes da empresa, anunciou a criação de um acervo histórico. O Museu do Motor Elétrico teria como objetivo criar um registro da evolução dos motores elétricos.
O critério adotado para compor o acervo era a antiguidade das peças, que deveriam ter acima de 40 anos. E foi através de cartas, com pedidos de doações a empresas e pessoas chaves da área, que a coleta dos motores foi realizada. Em 10 meses, o museu já havia recebido 20 motores. A expectativa era captar 60 unidades para a inauguração oficial.
Primeiro motor produzido pela WEG: uma das primeiras peças do museu
Inicialmente o projeto ficava localizado no Parque Fabril WEG II, na área de administração das empresas, que contava com 210 metros quadrados de exposição permanente, e estava disponível para visitação de todos os colaboradores e visitantes da empresa.
A ação causou um grande envolvimento dos colaboradores, que se engajaram na causa em busca das peças e pesquisas realizadas em livros e revistas de motores antigos. A criação do museu era algo inédito, até então não havia registros no mundo de um museu exclusivamente de máquinas elétricas girantes.
Curiosidades
01 – A inauguração do Museu do Motor Elétrico ocorreu em 1986, no aniversário de 25 anos da WEG.
02 – Todos os pedestais para apoiar os motores eram feitos de troncos de madeiras de lei, com diversas espécies de árvores nativas, vindas de todo o país.
03 – As duas peças que despertavam mais interesse eram um motor fabricado em 1883, pela Damoulin Froment, de Paris, e o primeiro motor elétrico fabricado pela WEG, em 1961.
Criação do Museu WEG
Durante o evento de celebração dos 40 anos da empresa, em 2001, foi anunciada a criação do Museu WEG. A cerimônia contou com a presença de diretores, colaboradores, autoridades do município e comunidade. Com o novo projeto, a área de instalação do museu passaria para 960 metros quadrados, com estrutura para espaços interativos e exposições.
E foi assim que o Museu WEG foi instalado no prédio que, em 1961, foi a primeira sede da WEG, quando a empresa possuía apenas seis funcionários e abrigou a produção por cerca de quatro anos. A inauguração do Museu WEG aconteceu em 16 de setembro de 2003.
Em 2001, WEG adquire prédio onde esteve localizada sua primeira fábrica
Curiosidades
01 – Os três primeiros visitantes de honra foram os sócios fundadores da empresa, Eggon João da Silva, Werner Ricardo Voigt e Lilian Werninghaus, esposa de Geraldo Werninghaus.
02 – O sucesso do museu foi imediato. Com apenas um mês de funcionamento, mais de 4 mil visitantes passaram por ele, entre colaboradores, comunidade e turistas.
Um novo passo
Uma grande história foi construída de 1986 para cá. Em 2013, o Museu WEG completou 10 anos e passou por uma nova reformulação. O acervo, as atrações e layout foram renovados e o nome também mudou. Hoje o Museu WEG de Ciência e Tecnologia conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, um passo muito importante para o reconhecimento cultural.
Além do acervo fixo, o museu passou a ser um grande fomentador de cultura, abrigando ações educativas, exposições de arte, lançamentos de livros e apresentações musicais.
Curiosidades
01 – Hoje, o visitante do museu pode conhecer os conceitos básicos de física, essenciais para a compreensão da elétrica e do magnetismo.
02 – O visitante pode interagir com as atrações e descobrir na prática suas aplicações no dia a dia.
03 – Visitar o museu também é fazer uma história no tempo e conhecer a história da WEG e seu impacto para a cidade de Jaraguá do Sul.
Museu Weg de Ciência e Tecnologia, acervo de 2018
Temos muito orgulho da nossa história e adoramos poder contá-la para você! Agora, que tal fazer uma visita a vivenciar de perto cada detalhe contado até aqui? Você é nosso convidado, venha conhecer o Museu WEG de Ciência e Tecnologia.
Posts Relacionados

20 anos do Museu WEG: uma história de amor pela ciência

Museu WEG recebe exposição itinerante do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul

19° Aniversário do Museu WEG: confira a programação

8° Programa de Férias no Museu

Os 10 museus mais visitados do mundo em 2021

20ª Semana Nacional de Museus: Exposição do Planetário no Museu WEG

Como surgem as nascentes de água?

O que fazer com pneus velhos? Confira dicas para descartar ou reutilizar

Aprender brincando: vantagens de jogos e brincadeiras na aprendizagem infantil

Casa inteligente: o que é e como funciona?

Preservação da água da chuva: captando essa ideia!

O que é a força motriz?

Como os cegos navegam na internet?

Como ser mais sustentável em 2022?

Qual é a composição da lua? Por que ela muda de forma e tamanho? Conheça algumas curiosidades

Conheça os principais métodos de ensino do Brasil

Por que acontecem tempestades de areia?

Voz dos Oceanos: conheça a expedição que está dando a volta ao mundo estudando a poluição dos oceanos

Você sabe qual é a diferença entre a energia sustentável, a renovável e a limpa?
