Gerador elétrico (Alternadores, Turbo e Hidrogeradores) é uma das máquinas elétricas mais utilizada para conversão de energia mecânica – na forma de torque – em energia elétrica. Para essa função também são utilizados, mas em menor escala, o gerador de corrente contínua, o gerador assíncrono e o alternador de ímãs permanentes.
Os aspectos construtivos dos alternadores sofrem variações dependendo da escolha da máquina acionante, ou máquina primária.
Aplicações do gerador elétrico
Para aplicação em turbinas hidráulicas, de geração de energia em hidroelétricas, se dará atenção ao sistema de excitação de rápida resposta e às fixações dos polos do rotor, que precisam ser resistentes à velocidade de disparo dessas turbinas.
Para aplicação em turbinas à gas e à vapor se deposita atenção aos mancais e seus sistemas de lubrificação, bem como aos sistemas de refrigeração dedicados. Para aplicação em motores à combustão, seja do Ciclo Otto ou Diesel, se dá atenção à suportabilidade do alternador a níveis de vibração severos.
Listadas as características associadas à cada máquina primária, os conceitos eletromagnéticos e mecânicos para projeto, fabricação e controle de qualidade dos alternadores são comuns a todas as aplicações.
Alternadores
Os alternadores são utilizados para fornecimento de energia ao Sistema Elétrico Interligado, através das hidroelétricas e termelétricas, para geração em regime de emergência.
Por exemplo, em casos de falta de energia da concessionária, geradores a diesel, gás ou etanol podem ser montados em grupos ou em sistemas remotos isolados, como grupos geradores em regiões não cobertas pelo Sistema Elétrico Interligado ou em micro e pequenas centrais elétricas.
Em menores quantidades os alternadores são utilizados para tração híbrida, nobreaks rotativos e em conversores rotativos de frequência.
Geradores elétricos (Alternadores, Turbo e Hidrogeradores)
Em termos construtivos, um gerador basicamente contém:
– Estator (Armadura) que, através de seus terminais fornece energia para carga ou rede;
– Rotor (Campo ou Induzido) que normalmente é formado por eletroímãs, mas pode ser fabricado com ímãs permanentes. Nos dois casos há o agrupamento de pares de polos, sempre se intercalando um polo de polaridade Norte com um de polaridade Sul;
Nos casos em que o rotor é formado por eletroímãs, a energia que chega a esse rotor pode ser conduzida por anéis e escovas, ou pode ser fornecida por uma segunda máquina elétrica chamada Excitatriz Principal ou Excitatriz Rotativa.

Como surgiu o gerador elétrico?
Em 1820, o Dinamarquês Hans Christian Oersted identificou, durante suas aulas, que ao circular corrente elétrica em um fio condutor, esta corrente gerava um campo magnético ao redor deste mesmo condutor, e essa constatação permitiu que outros cientistas pudessem buscar criar movimento usando eletricidade.
Em 1831, Michael Faraday descobriu que se a posição entre ímãs e condutor (ou superfície condutora) sofresse diferença durante o passar do tempo era gerada Energia Elétrica (Potencial Elétrico). E contruiu o primeiro Gerador Elétrico Experimental.
Essa foi a demonstração do primeiro gerador que transforma a energia mecânica em energia elétrica. Até então, as únicas fontes de energia elétrica eram as pilhas e baterias.
Faraday criou seu próprio gerador com um disco de cobre que girava no campo magnético formado pelos polos de um ímã com formato semelhante a uma ferradura, onde, ao girar a manivela produzia uma corrente elétrica contínua.
Graças aos esforços destes cientistas, e dos que se seguiram, hoje temos acesso à energia elétrica em nossos lares com segurança, controle e qualidade. Podemos utilizar essa energia gerada pelos geradores nas nossas mais diversas necessidades, desde iluminação, ar condicionado até os diversos eletrodomésticos, portões eletrônicos e elevadores.
Quer saber mais? Venha visitar o Museu WEG, a entrada é gratuita!
Posts Relacionados
14 de maio de 2025
A eletricidade do cérebro poderia acender uma lâmpada? Veja o que a ciência diz!
24 de abril de 2025
A evolução dos motores elétricos: do século XIX aos dias de hoje
14 de setembro de 2023
Museu WEG recebe exposição itinerante do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul
27 de julho de 2023
Conheça as Leis de Kirchhoff e aprenda como aplicá-las
07 de fevereiro de 2023
O que é Energia Mecânica e quais são seus principais fundamentos?
26 de janeiro de 2023
O que é eletrostática e quais seus princípios?
19 de março de 2022
O que é a força motriz?
14 de fevereiro de 2022
O que é física quântica?
10 de outubro de 2021
Você sabe qual é a diferença entre a energia sustentável, a renovável e a limpa?
24 de agosto de 2021
Alessandro Volta: conheça o inventor da pilha voltaica
17 de agosto de 2021
O que você sabe sobre os peixes-elétricos?
07 de julho de 2021
Energia geotérmica: conheça a energia que vem do centro da Terra
13 de junho de 2021
Origem e curiosidades sobre o forno micro-ondas
07 de maio de 2021
O que você precisa saber sobre os diferentes tipos de energia solar
19 de abril de 2021
História da roda d’água e sua importância para nosso desenvolvimento
11 de abril de 2021
Invenções ligadas à eletricidade que mudaram o mundo
06 de abril de 2021
Como seria o mundo sem eletricidade?
17 de março de 2021
Eletricidade: países e exemplos de fiação subterrânea pelo mundo
19 de fevereiro de 2021
Por que as antigas TVs arrepiam os pelos do braço?
19 de janeiro de 2021
