O telégrafo conectou o mundo de uma forma sem precedentes. Seu impacto comercial, social e cultural foi, para a época, tão significativo como a internet é para os dias atuais.
Antes do telégrafo era preciso de um meio de transporte para levar uma mensagem de um ponto ao outro. Com sua invenção as mensagens começaram a ser transmitidas a velocidade da luz. O aparelho foi durante muito tempo o principal meio de comunicação, estudado e adaptado por várias pessoas, todas em busca da melhor forma de enviar palavras.
Uma das pessoas mais importantes na história do telégrafo é Samuel Morse. Ele criou o alfabeto conhecido como Código Morse, onde pontos eram representados por pulsos mais curtos e os traços por pulsos mais longos. Com o protótipo desenvolvido e em funcionamento, Morse pediu ao congresso dos Estados Unidos um financiamento para fazer uma linha de cerca de 60 quilômetros, ligando Baltimore a Washington. O orçamento saiu e a linha foi concluída em 1844, após anos de espera. A primeira mensagem transmitida por ele foi “What hath god wrought”, algo como “O que Deus permitiu”. Antes de revolucionar a comunicação global, a ideia foi chamada de “superficial, repentina, insensível, rápida demais para a realidade” pelo New York Times.
Tempo depois todos os continentes estavam ligados por meio de cabos submarinos para que a comunicação pudesse “viajar”. O telégrafo foi utilizado amplamente por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra, onde todos necessitavam de comunicação.
Com a invenção foi possível conversar com alguém do outro lado do mundo de forma instantânea, aproximando o mundo de uma forma nunca vista antes — imagine que antes a mesma comunicação dependia de navios!
Os telégrafos se alastraram pelo mundo inteiro durante o século XIX, tendo chegado ao Brasil somente em 1852. Mais tarde o aparato que revolucionou a forma como nos comunicamos foi substituído pelo telefone e outros meios de comunicação.
A evolução tecnológica dos meios de comunicação é realmente incrível! Graças a invenções como o telégrafo e o Código Morse, hoje podemos nos comunicar por aparelhos muito pequenos e frágeis, em velocidades que antes eram vistas como impossíveis para a realidade.
Posts Relacionados

MicroRNAs e Regulação Genética: a revolução científica do Prêmio Nobel 2024

Áudio Binaural: conheça a técnica que transforma experiências sonoras

5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2025

Quem foi César Lattes? Conheça a história do físico brasileiro

Nobel de Química 2024: saiba como o superlaboratório no interior de SP contribuiu para o prêmio

A física de Star Wars: Quanta ciência existe nos filmes da saga?

Alfred Nobel: Quem foi o inventor que dá nome à premiação de ciência

Bóson de Higgs: O que é essa descoberta de Peter Higgs?

Da pré-história ao metaverso: a história da tecnologia

Cartografia: conheça a arte de confeccionar mapas

Diferença entre amor e paixão segundo a ciência

4 fatos científicos sobre a maternidade

“Breves respostas para grandes questões”, descubra como tudo começou segundo Stephen Hawking

Inovações 2023: 5 avanços incríveis para ficar de olho

Descubra o que as pesquisas científicas dizem sobre os mistérios das Pirâmides do Egito

Crátons: a biblioteca fóssil da Terra

Conheça Enedina Alves Marques, a primeira engenheira negra do Brasil

3 descobertas que o telescópio James Webb fez em menos de um ano

Radiação Hawking: conheça a teoria da gravitação gerada por um buraco negro
