Férias escolares não precisam ser sinônimo de pesadelo! Esse período pode ser uma oportunidade de você desenvolver habilidades e a criatividade do seu filho, além de contribuir no fortalecimento do vínculo familiares.
As crianças podem evoluir brincando, jogando, criando, então é uma boa ideia dar esse espaço a ela. Todas as crianças que fazem essas atividades vão experimentar enormes melhorias em suas habilidades motoras e sociais, na criatividade e também na saúde.
Isso porque, os jogos contribuem tanto para a inserção de novos conteúdos de aprendizagem socioemocional, como para memorizar o que já foi aprendido.
No programa “Férias no Museu”, que acontece aqui no Museu WEG de Ciência e Tecnologia, há várias atividades educativas que contribuem para esse crescimento que você pode elaborar em casa para ensinar as crianças a serem criativas, sociáveis e saudáveis.
Quer ver só? Separamos 5 ideias de atividades educativas simples para você desenvolver com o seu filho:
1) Jogo da Memória
Existem inúmeros jogos de memória nas lojas. Mas e se você criasse o jogo da memória com o seu filho(a)? Desenhem, escrevam, pintem, recortem… Que tal usar tampas de garrafas para colocar os desenhos? Só o ato de criar o brinquedo já é uma ótima atividade e ainda é um ato sustentável se você utilizar papelão de caixas, tampas de garrafas ou outros materiais recicláveis.
Depois, é só se divertir e claro, memorizar as peças e os lugares! Nada de deixar ele ganhar, ok? Esses jogos são uma chance de ensinar o seu filho a ganhar e a perder também!
2) Óculos de realidade virtual caseiro
Se o seu filho é ligado em tecnologia, essa é uma boa forma de atrair sua atenção e entretê-lo. Já pensou criar um óculos de realidade aumentada com materiais reciclados e um par de lentes? O Iberê Thenório do canal Manual do Mundo ensina como fazer esse brinquedo em um tutorial em vídeo. Clique e assista!
3) Motor caseiro com ímã
Incentive esse pequeno cientista, curioso e descobridor do mundo que está dentro da sua casa ao sugerir a criação de objetos. Além da coordenação, lógica e imaginação, você também trabalha a concentração nessa atividade.
Você vai precisar apenas de 1 pilha tamanho “D”, 1 ímã, 2 alfinetes, 1 elástico de escritório/dinheiro, 1 bexiga comum e 1 fio de cobre envernizado. Veja como montar o motor elétrico com esses materiais nesse tutorial do YouTube.
4) Boliche
Saber esperar a sua vez, mira, coordenação, tudo isso você aprende e pratica com o jogo do boliche. Mas sabe qual é a melhor parte? Criar o seu jogo de boliche com garrafas pet! Deixe seu filho personalizar as garrafas do seu jeito e pronto! Agora é só escolher a bola adequada e fazer a fila pra começar a jogar.
5) Trem numérico
Já pensou o que você pode fazer com algumas caixinhas de sabonete, pasta de dente ou fósforo e rolha, barbante e tampinhas de garrafa? Um trenzinho! Mas não um simples trem, é um trenzinho numérico, para o seu filho aprender a contar com os vagões.
Cada caixinha pode ser um vagão, cada pedaço de rola uma roda, o barbante é o que vai ligar os vagões e as tampinhas estarão dentro dos vagões com o seu número respectivo. Tente, crie, invente! São diversas as opções de brincadeiras e brinquedos que podem ser produzidos com materiais que iriam para o lixo.
Isso sem contar que tais brincadeiras sugeridas aqui, também trazem benefícios para os papais e mamães de plantão. Além do vínculo que será criado com a criança, você potencializa suas habilidades no quesito atenção, paciência e criatividade.
Gostou das ideias ou tem outra sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!!