Compromisso com a história

Um Museu só faz sentido na medida em que cada um se sente refletido e homenageado de alguma forma. Na medida em que provoca questionamentos, na medida em que cada informação captada resulte em mais uma pergunta, numa sucessão de eventos que nos transforme e nos faça melhores, como seres humanos, como cidadãos e como profissionais.

O Museu WEG foi criado em 16 de setembro de 2003 sob essa perspectiva. A história da WEG, a cultura de Jaraguá do Sul, e as maravilhas da ciência e da tecnologia reunidas num só lugar, criando um espaço para a emoção, a reflexão e a cidadania. Para a WEG, criar este museu, no mesmo prédio que abrigou sua primeira sede, é reforçar seus laços com estes três elementos, num retorno às suas próprias raízes, que nada mais é do que a preparação para voos mais altos.

Em 2013, quando completou 10 anos, o espaço passou por uma reformulação. Todo o acervo e as atrações foram renovadas e o local se transformou no Museu WEG de Ciência e Tecnologia, projeto que contou com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além dos conceitos básicos de física, essenciais à compreensão da elétrica e do magnetismo, o visitante tem agora a oportunidade de aprender e conhecer como funcionam alguns produtos e sua aplicação real no cotidiano das cidades, casas e indústrias, além da história de mais de 50 anos da WEG.

Já são 00 anos 00 meses, 00 dias, 00 horas, 00 minutos, 00 segundos e continuamos melhorando, ensinando e fazendo história com os olhos no futuro.

Viaje em nossa Linha do Tempo Compare o antes e o depois

É possível viajar no tempo?

No museu WEG de Ciência e Tecnologia é possível sim!

Aqui, além de voltar ao passado, você pode fazer isso a bordo de um Austin, fabricado em 1950 e doado pelo Sr. Werner Voigt ao acervo, em 2003. O carro, que continua em exposição no Museu, ganhou agora uma versão interativa, que nos convida a dar um passeio pelos principais acontecimentos do Museu nestes últimos 10 anos.

Embarque nesta viagem e conheça uma história de educação, cultura, lazer e cidadania que tanto influenciou a vida de Jaraguá do Sul e região.

Austin

Fachada da primeira fábrica da Eletromotores Jaraguá.

2001

A WEG completa 40 anos, e adquire o prédio onde foi sua primeira fábrica, para dar de presente à comunidade jaraguanese o Museu WEG. É realizada então, o lançamento da pedra fundamental.

Inauguração do Museu WEG em 16 de setembro de 2003.

Fundadores da WEG, Sr. Werner Voigt, Sr. Eggon João da Silva e Dona Lilian Werninghaus, esposa do Sr. Geraldo Werninghaus, participam do evento de inauguração do museu.

Sr. Eggon João da Silva é o primeiro a assinar o livro de visitantes do Museu WEG.

Em seu primeiro ano, Museu registra 27.411 visitantes.

2005

Museu forma turma de voluntários para atender os visitantes durante os fins de semana.

Museu WEG participa do Caça Tesouros nos Museus de Jaraguá do Sul.

Museu WEG embarca num ônibus itinerante e visita outros acervos da cidade em comemoração ao dia dos Museus.

Capacitação de professores no Museu WEG.

Acervo intinerante passa pela fábrica da WEG em Itajaí/SC.

Carnaval no Museu.

Crianças participam do Dia do Índio no Museu.

Escolas da região visitam exposição em comemoração ao dia da Água.

Lançamento do Livro “Ideias e Caminhos: A Trajetória de um dos fundadores da WEG”, de Eggon João da Silva.

Exposicao Schwanke de artes Plásticas.

Exposição do Dia do Marceneiro.

Lançamento do Filme “As Melhores Coisas do Mundo”.

Projeto Escola vai ao Museu.

Apresentação do Femusc no Museu.

Museu WEG em ritmo de Copa do Mundo.

Mostra de humor no Museu.

Apresentações do Projeto Musica para Todos.

Exposição Conte sua História.

Encontro de museus.

Lançamento do livro “WEG 50 anos”.

Projeto resgate da historia.

Cinema nos museus.

Projeto Música nos museus.

Projeto Escola vai ao Museu.

Em 10 anos de história Museu WEG contabiliza mais de 120 mil visitantes.

Cerimônia de reinauguração com abertura de Décio da Silva

Os fundadores Sr Werner Ricardo Voigt, Sr. Eggon João da Silva, sua esposa Sra Laura Augusta da Silva e a Sra. Lilian Werninghaus cortam a fita

Fundadores da WEG Sr Werner Ricardo Voigt, Sr. Eggon João da Silva e Sra. Lilian Werninghaus assinam o livro de visitantes

Equipe do Museu WEG

Antes e Depois

Fachada Museu WEG

Sala de Imersão

Fabricação de Motores

Montagem de Motores

Evolução Motores

Caminhos WEG

CENTROWEG

Cidadania

Receba atualizações do museu, eventos e outras novidades. Inscreva-se!