Estamos constantemente aprendendo algo com a natureza, mas, com a correria do dia a dia, fica difícil prestar atenção em todos os detalhes e esses aprendizados acabam guardados em nosso subconsciente.
Porém, quando se analisa com o olhar de aprendiz alguns fenômenos naturais, a criatividade voa pelos ares das invenções. Já ouviu a expressão “nada se cria, tudo se transforma”? Tendo ela em mente, fica mais fácil exemplificar o que será abordado neste conteúdo.
Continue a leitura e confira 5 invenções inspiradas na natureza.
5 invenções inspiradas na natureza
A natureza é a fonte de muitos recursos essenciais para a vida humana, assim como é uma fonte de inspiração também. Confira abaixo 5 invenções que foram inspiradas pela natureza:
1.Painéis Girassolares
Os girassóis são flores conhecidas por “perseguirem” a luz solar, voltando-se sempre para onde o sol se encontra.
Com a recente popularização das energias renováveis, a energia solar ganhou muito destaque. Além de muito mais eficiente que as demais, a energia fotovoltaica é ainda menos prejudicial ao meio ambiente.
Com base no estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), foi desenvolvido uma forma de captação solar otimizada, sendo inspirada nas flores dos girassóis.
Essa estratégia reduziu em 20% o espaço necessário para a geração energética, assim como se aproximou do “ângulo dourado” de 137° presente nessas flores.

2.Ventosas de Lagartixa
Já ouviu falar na fita Gecko Tape? Essa fita adesiva possui alta fixação, sendo inspirada nas patas das lagartixas, permitindo que objetos de peso muito elevado sejam fixados na parede e no teto sem causar nenhum perigo.
Como as lagartixas, a fita Gecko Tape não deixa vestígios nas paredes e pode ser retirada facilmente quando puxada em direção oposta à fixação.
Isso acontece porque as patas das lagartixas contam com vilosidades minúsculas, permitindo sua movimentação em qualquer ângulo.

3.Olhos de Gatos
Já percebeu como os olhos dos gatos refletem a luz durante a noite? Esse fenômeno acontece porque, ao refletir a luz, os gatos conseguem enxergar melhor durante a escuridão.
Analisado esse efeito de “brilho” foi inventado o revestimento refletivo, presente em sinais de trânsito e roupas de pilotagem.

4.Escaravelho do Deserto e o poder de criar água
Está bem, não é bem “criar” água, mas sim “captar” a água do ar. O couro desses insetos tem o poder de captar a umidade do ar e transformá-la em água para sua sobrevivência.
Analisando sua fisiologia, os cientistas inventaram um material que capta a humidade do ar e o transforma em água, transferindo o líquido pra regiões mais secas.
Levando em consideração o aumento da temperatura global e, por consequente, a evaporação das águas, essa tecnologia poderá manter um recurso hídrico para as populações.
Outro ponto legal que essa invenção pode auxiliar, está em poder inspirar projetos de resfriamento evaporativo mais eficientes que reduzam o consumo de água em usinas de energia e instalações industriais.

5.Olhos de borboleta e a absorção de luz
Já percebeu como os olhos de uma borboleta sempre parecem pretos nas fotos? Isso acontece porque os olhos das borboletas absorvem totalmente a luz visível (como um buraco negro, mas sem causar mal a ninguém).
Esse fenômeno ocorre porque seus olhos são formados por várias filas de microesferas que, quando a luz as atravessa, não consegue ser refratada.
Tendo essa fisiologia incrível, os cientistas desenvolveram um plástico que é utilizado em baterias de energia solar, mantendo seu funcionamento durante a noite e dentro dos edifícios.
A capacidade de projetar uma superfície bidimensional final para a captura de luz em uma faixa espectral é necessária para aplicações de energia, optoeletrônica e espectroscopia.
Gostou dessa matéria? Então continue em nosso blog para acompanhar mais conteúdos como este e confira esses três conteúdos ligados à inovação listados abaixo:
- Cientistas brasileiros: conheça 10 invenções criadas no Brasil
- Invenções ligadas à eletricidade que mudaram o mundo
- Inovações do setor de exploração aeroespacial que você usa no dia a dia
Posts Relacionados
22 de outubro de 2025
Por que sentimos medo? A ciência por trás das nossas reações
08 de outubro de 2025
5 dicas para proteger crianças na internet: guia prático para pais e educadores
27 de agosto de 2025
Uso excessivo de telas: impactos na saúde mental e no desenvolvimento dos jovens
29 de julho de 2025
5 descobertas da ciência dignas do Prêmio Nobel, que talvez você ainda não conheça
17 de julho de 2025
IA na educação: como a inteligência artificial está chegando à escola
12 de junho de 2025
Amor na ciência: conheça os casais de cientistas que entraram para a história
20 de maio de 2025
Conheça três descobertas científicas realizadas em cidades onde há parques fabris da WEG
14 de maio de 2025
A eletricidade do cérebro poderia acender uma lâmpada? Veja o que a ciência diz!
16 de abril de 2025
Por que sonhamos? A ciência explica!
08 de abril de 2025
Como a velocidade da luz foi medida pela primeira vez?
21 de março de 2025
MicroRNAs e Regulação Genética: a revolução científica do Prêmio Nobel 2024
12 de março de 2025
Áudio Binaural: conheça a técnica que transforma experiências sonoras
11 de fevereiro de 2025
5 tendências tecnológicas para ficar de olho em 2025
14 de janeiro de 2025
Quem foi César Lattes? Conheça a história do físico brasileiro
10 de dezembro de 2024
Nobel de Química 2024: saiba como o superlaboratório no interior de SP contribuiu para o prêmio
13 de novembro de 2024
A física de Star Wars: Quanta ciência existe nos filmes da saga?
06 de novembro de 2024
Alfred Nobel: Quem foi o inventor que dá nome à premiação de ciência
14 de outubro de 2024
Bóson de Higgs: O que é essa descoberta de Peter Higgs?
12 de julho de 2024
Da pré-história ao metaverso: a história da tecnologia
24 de junho de 2024
