Qual a relação entre o eletromagnetismo e a bússola?

Você sabia que o nosso planeta é como se fosse um grande ímã? É por isso que as bússolas estão alinhadas com o campo magnético da Terra. E tudo isso tem a ver com o eletromagnetismo, tema de hoje do blog.

O eletromagnetismo é um fenômeno tão antigo, mas fundamental para a criação de diversos inventos, inclusive da bússola. Até o século XIX, ele era estudado como se fosse independente dos fenômenos magnéticos.

Foi a partir de 1820 que cientistas de diversos países passaram a constatar a relação entre esses dois campos magnéticos. Aos poucos foi formulada a teoria eletromagnética, que unificou as duas áreas de conhecimento e propiciou o surgimento de novas tecnologias.

O eletromagnetismo e a bússola

Afinal, o que é eletromagnetismo? Correntes elétricas geram campos magnéticos, fenômeno que pode ser observado colocando-se bússolas próximas a um circuito elétrico.

Elas possuem uma agulha de orientação, que está alinhada com o campo magnético da Terra. Mas, o que acontece quando o circuito é ligado, fazendo surgir uma corrente? E quando o sentido da corrente é invertido?

Assim que o circuito é ligado, a agulha passa a se orientar na direção do campo magnético gerado pela corrente. Esse campo apresenta o formato de círculos concêntricos, tendo o fio condutor como eixo.

eletromagnetismo-museu

Invertendo o sentido da corrente, a orientação do campo magnético gerado também inverte. Faça um teste, observe o ponteiro do amperímetro e as agulhas das bússolas para verificar as alterações.

A orientação do campo magnético muda com a inversão do sentido da corrente. Regra prática para o sentido do campo: com o dedão da mão direita apontando no sentido da corrente, o campo magnético gira no sentido de fechamento da mão, como se ela fosse pegar o fio.

Quer saber mais sobre essa relação dos fenômenos? Visite o Museu WEG de Ciência e Tecnologia e viva essa experiência!